sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Final de semana está aí, aproveite para saber mais sobre a vida escolar dos seus filhos.

O jornal O Globo do Rio de Janeiro trouxe uma matéria, na edição desta sexta-feira, que aborda um tema muito importante e que requer muita atenção: a falta de acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos. De acordo com a reportagem, que apresentou uma pesquisa realizada com professores da rede pública de ensino, a dificuldade de aprendizado dos jovens está diretamente ligada ao desinteresse ou pouco acompanhamento dos pais a respeito do desempenho dos filhos na escola.

Este recorte foi feito com foco nos alunos da rede pública, porém é válido para estudantes em geral. Com a vida corrida que a maioria dos chefes de família leva atualmente e com a grande colaboração dos aparelhos modernos (como computadores, celulares, mp3...) e da boa e velha televisão (eterna babá eletrônica), muitos responsáveis não se preocupam em acompanhar de perto o que está acontecendo na vida dos filhos, tanto dentro como fora da escola. Este fenômeno está criando uma geração de jovens desinteressados, desestimulados e com uma auto-estima no pé.

Obviamente, ainda que outros fatores sejam relevantes e dignos de avaliação, como o mecanismo de aprovação automática, o engessamento da grade curricular diante dos novos saberes e avanços tecnológicos e outras questões estruturais, a dinâmica da família moderna, em que pais e mães (às vezes, irmãos mais velhos) têm que trabalhar fora durante quase todo o dia, contribui para esta “negligência” do dia-a-dia escolar dos filhos.

Perguntar sobre as atividades desenvolvidas em aula, sentar junto para fazer o dever de casa, ajudar nos estudos para as provas, conferir o material escolar, tudo isso colabora para um melhor rendimento. Não só em termos de notas, como de apreensão do conhecimento, interesse em atividades culturais extra-curriculares e no próprio comportamento deste aluno em sala de aula.

Por isso, organize-se para fazer este acompanhamento. Aproveite que o final de semana está aí e, caso não seja seu hábito, aproxime-se do seu(s) filho(s) para conversar sobre a escola. Interesse-se pelas matérias que ele está aprendendo e converse sobre dificuldades que ele possa estar tendo. Se existir algum dever de casa ou trabalho para ser entregue, faça com ele. Ajude-o a pesquisar. É cansativo? Sim, é! Mas os resultados que seu filho irá obter e o orgulho que você sentirá dele serão mais do que gratificantes. E lembre-se: você estará ajudando seu filho a se preparar não somente para as provas, como também para toda vida!

Como você faz para acompanhar o seu filho na escola? Conte. Você pode ajudar alguém com a sua dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário