quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A hora de pensar já passou! O momento é de agir!

Esta semana está se encerrando e, para valer mesmo, foi a primeira de verdade do ano! Todos os planos e projetos, que estavam esperando o carnaval passar para serem postos em prática, devem se tornar realidade o mais rápido possível. Afinal, este ano é curto.

Se um de seus projetos era mudar de emprego ou então arranjar um, este é o momento. A partir deste ano, o país deverá se preparar para cumprir as necessidades exigidas pela Fifa e pelo COI para a realização da Copa do Mundo, em 2014; e dos Jogos Olímpicos, em 2016. O que isto tem a ver com você? Pode ter tudo. Basta estar atento às oportunidades que irão aparecer. Especialmente a partir de agora!

Estes eventos irão incrementar bastante o mercado de trabalho no Brasil. Não apenas em termos de construção, como também (e talvez, principalmente) no quesito prestação de serviços, cuja avaliação em consideração aos parâmetros do turismo mundial não e lá das melhores, embora tenha evoluído bastante. Ou seja, o investimento nesta área será pesado e tudo o que envolve transporte, alimentação, hospedagem, comércio, comunicação estará neste pacote. Quer dizer, quase todos os setores da economia. Um deve ser o seu!

Portanto, é hora de investir em você! Cursos profissionalizantes, de especialização e, principalmente, de idiomas são boas pedidas e farão toda a diferença na avaliação do seu currículo e, possivelmente, em sua contratação. Além do aprimoramento profissional, uma dica que os consultores de RH sempre dão recai sobre o momento da entrevista. Sua apresentação conta muito. Não apenas no tocante a se vestir adequadamente com o ambiente da empresa, mas prestar atenção aos seus gestos durante o papo.

Os consultores revelam que quem vai entrevistar um candidato para seleção de pessoal já está contando com o componente do nervosismo, mas que depois de quebrado o gelo, o candidato deve demonstrar controle. Para estes profissionais, a linguagem não-verbal é tão importante quanto a verbal e pode revelar coisas sobre o perfil do candidato que as palavras não indicam (Fonte: O Globo). Portanto, preste atenção nos seus gestos. Olhar o relógio continuamente, sacudir as pernas sem parar, não olhar para seu entrevistador, ficar o tempo todo com as mãos debaixo da mesa, roer as unhas. Tudo isso pode contribuir negativamente para sua imagem. Então, perceba quais dos seus gestos podem ser prejudicais nesta hora e preste atenção a eles. Peça a alguém próximo para simular uma entrevista com você. Ajuda a treinar o que falar, a perceber o gestual e, muito provavelmente, te dará mais confiança.

Então, fique atento às vagas que já estão pipocando na internet e fora dela, busque a que atende o seu interesse profissional e tente! Tendo iniciativa e prestando atenção nestes pontos, com certeza, você atingirá seus objetivos antes do que imagina!

E você? Qual sua dica para se sair bem em uma entrevista de emprego? Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário