terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Compras online: Brasileiro já gasta muito, mas nem todo mundo está nessa onda.

10 bilhões de Reais. Este é o montante que o comércio online já movimenta no Brasil, de acordo com o estudo divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (Fonte: O Globo). Segundo o relatório, 16% dos brasileiros que acessam a internet fazem compras online; ou seja, quase 10 milhões de pessoas. Por isso, o TeleListas.net quis saber, na enquete da última semana, qual a sua relação com este tipo de comércio e perguntou:

O comércio online no Brasil já movimenta mais de 10 bilhões de Reais. Qual a sua relação com as compras na internet?

Foram 1.081 votos, que se dividiram assim:

- 590 (54,58%) afirmaram não fazer parte desta fatia e “Nunca compraram. Têm desconfiança da segurança das lojas online.”
- Já 195 (18,04%) disseram que “Compram raramente. Sentem mais segurança comprando na loja física.”
- Outros 170 (15,73%) falaram que “Compram, às vezes. Determinados produtos ainda preferem comprar na loja.”
- E 126 (11,66%), não tem qualquer dificuldade com isso e “Compram sempre. Pesquisam preços e fecham negócio online, sem problemas.”

O resultado da pesquisa reflete o que o relatório do Comitê Gestor apontou, se considerarmos os percentuais daqueles que compram sempre ou que compram às vezes. São estas pessoas as responsáveis por esta movimentação que tende a aumentar, principalmente com a entrada, cada vez mais significativa, dos consumidores vindo da classe C.

Embora este valor seja respeitável, existem meios de ampliar este mercado. É preciso assegurar cada vez mais para o internauta que comprar em lojas online é seguro e muito mais vantajoso. Além de poder escolher o produto que se quer e saber informações de todo o tipo sobre ele, o consumidor não enfrenta filas e nem se estressa em estacionamentos, entre outras facilidades. Mas ainda é preciso fortalecer este hábito. Afinal, se com apenas 16%, movimentamos 10 Bilhões de Reais, imaginem o quanto ainda pode ser movimentado se uma parte destes outros 72% tomar gosto pela coisa?

- Novidades: Você é louco por elas?

O mais recente lançamento da Apple causou o reboliço de sempre. Com a apresentação do iPad, o mercado e os loucos por tecnologia não conseguiram se segurar, e encheram os fóruns, os blogs e os twitters com suas opiniões, expressando publicamente seu ávido desejo de ter o novo aparelhinho. Mas será que com todo mundo é assim? Qual o seu comportamento diante dessas novidades?

Visite o TeleListas.net e dê seu voto. Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário