sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cuidar da Natureza também é sua responsabilidade

Amanhã, 06 de Fevereiro, é dia do Agente de Defesa Ambiental. Este profissional assume cada vez mais importância em tempos de discussões sobre efeito estufa, El Niño e mudanças climáticas das mais loucas que têm ocorrido mundo afora.

Além de trabalhar para a preservação do Meio Ambiente, o Agente de Defesa Ambiental tem entre suas funções prezar pelo desenvolvimento sustentável do planeta, avaliando o impacto causado pelas atividades humanas na natureza.

Mas, se preocupar com a ecologia não é, e não deve ser, uma questão exclusiva de profissionais da área. O planeta Terra é a casa de todos nós e retiramos, direta ou indiretamente, dos seus recursos naturais aquilo que precisamos para a nossa sobrevivência. Portanto, não cuidar da natureza é não cuidar do seu lar e é também colocar em risco não só as gerações futuras, como também a nossa.

De uma forma ou de outra, a mãe natureza tem dado seu recado e a reação aos maus tratos da humanidade tem sido percebidas em catástrofes sem precedentes. Você, eu, sua família, a minha... Todos nós temos que fazer a nossa parte, aprendendo a separar o lixo para facilitar a reciclagem, a não desperdiçar água e papel, a regular os veículos para não poluir o ar, a não jogar detritos nas ruas, nos rios, lagos e no mar, entre outras atitudes.

O governo tem que fazer a sua parte? Sim, é claro! Mas, nós somos parte de um todo. Chegou o momento de pararmos de jogar responsabilidades e assumirmos as nossas, fazendo o que nos cabe. Quando você joga um papelzinho de bala ou uma garrafa plástica da janela do seu carro ou mesmo na rua, está colaborando com a poluição. E não se iluda, esta atitude vai se voltar contra você. Por isso, aproveite que o final de semana está chegando e repense seus hábitos, começando pela sua casa. Só por separar o seu lixo, você já estará ajudando, e muito, a preservar o meio ambiente.

Fica aqui o nosso abraço e respeito a estes profissionais que zelam pela nossa casa!

Você tem feito sua parte? Conte aqui sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário