quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carnaval longe de casa? Preste muita atenção quando sair.

Você já planejou tudo. Já verificou seu carro. As malas estão quase prontas. Comidas, bebidas, dinheiro, trajetos, tudo verificado. Acertado. Seu horário de saída, paradas... Ótimo! Mas não esqueça do que vai ficar; ou seja, da sua casa.

Muita gente no afã da hora da saída, naquele corre-corre de malas, telefonemas e combinações, acaba esquecendo de checar algumas coisinhas que vão causar um desconforto mais tarde como: “Será que fechei a porta?”, “Será que desliguei o gás?”, “Hum... acho que esqueci o ferro ligado!” ou ainda “Meu Deus! Não desliguei a cafeiteira!”. Então, já que você tem um check list para sua partida, inclua nele, os itens que não vão passear com você.

Por isso, quando todas as malas já estiverem no carro e as crianças ou os amigos também, respire fundo. Esqueça os gritos de “Anda logo. Vamos embora!” e analise calmamente a sua listinha, dando uma voltinha pela sua casa.

Comece pelos quartos. Se você tem despertadores, aparelhos de televisão e rádio com timer, desligue tudo! Seus vizinhos não merecem. Além do que, o stand by dos aparelhos puxa energia. Como você não estará em casa, aproveite para economizar. Aliás, o ideal é tirar todas os fios das tomadas, evitando assim, qualquer tipo de incidente. Não esqueça de fechar as janelas, principalmente por causa da segurança.

Continue seu passeio pela sala. Se você tem aparelhos ligados também neste local, proceda da mesma forma que os aparelhos do quarto. Caso sua residência tenha muitas plantas, combine com alguém de confiança, que não vai viajar, de molhá-las para você. Evite colocar muita água. Algumas plantas não gostam deste excesso e, além do mais, é um belo criadouro de mosquitos da Dengue.

Nos banheiros, verifique se as torneiras estão fechadas e os ralos. Com este calor que está fazendo, alguns bichinhos indesejados podem aparecer na sua casa. Sem você por perto, eles podem fazer uma festa.

Na cozinha e área de serviço, verifique as torneiras, o gás (do fogão e do boiler ou aquecedor), os aparelhos como microondas, cafeteira, torradeira, sanduicheira, etc que você costuma deixar ligado, puxe da tomada sem crise. Ninguém estará na sua casa para usá-los. Atenção com o ferro de passar também!

Se você tem bichos de estimação como passarinhos, por exemplo, deixe água e comida suficiente, ou peça para alguém de confiança para alimentá-los. No caso dos cães e gatos, caso eles não possam seguir viagem com você e também não há ninguém para ficar com eles, procure uma pet-shop ou mesmo um hotel para animais. Estes serviços de hospedagens para bichos têm se tornado muito comuns e seu amiguinho vai ficar bem.

Com tudo verificado, feche a porta, tranque com a chave e confira se você a colocou mesmo na bolsa ou no bolso. Bem como a chave da sua casa de praia ou do local para onde você vai. Isto está certo também! Então entre no carro e pule o carnaval com alegria, tranqüilidade e responsabilidade!

Alguma dica para não esquecer nada na hora de sair de casa? Conte pra’ gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário