quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sol e chuva: as situações desagradáveis do verão.

O calor não para! Nem quando chove. Aliás, muitas vezes depois da chuva, ou temporal, além de todos os inconvenientes que ela acarreta, o calor piora. Você sai de casa com aquele dia lindo, céu azul, se veste de acordo e no final da tarde se arrepende de não ter nem lembrado de trazer um guarda-chuva. As mulheres, então, sofrem se estão com aquela sandália e tem que colocar o pé na água suja. É um horror! Dica boa para estes dias, deixe um par de sapatos no trabalho para estas situações de emergência. Quebra um galho!

Quem tem carro entra em crise. Quando as nuvens negras começam a despontar no céu, tem gente que larga tudo e sai correndo para casa. Aí, pega o temporal no meio e reza para conseguir chegar em casa. Isto se conseguir. Por isso, ouça a voz da razão e aguarde. Não saia com o carro, a menos que você já esteja em algum lugar complicado. Neste caso, não acelere! O ideal é manter em primeira marcha e o pé na embreagem, mesmo que freie. A água pode entrar pelo cano de descarga e, por refluxo, chegar ao motor. Quando isto acontece, o carro para. Vá devagar, em velocidade constante. Caso você não consiga sair da situação, não permaneça no veículo. Não tente fazer nada. Tão logo a água baixe, abra as portas, a mala e o capô para que estas partes sequem o mais rápido possível. Não tente dar logo a partida para não haver problemas elétricos. Nestes casos, é preferível entrar em contato com aquele mecânico de confiança ou acionar o seu seguro. Aliás, se você não tem, é recomendável fazer um!

Já nos dias de sol escaldante, use roupas leves e evite alimentos pesados. Opte por beber sucos de frutas (natural, de preferência, nada de caixinha) que matam sua sede e também alimentam. Não deixe de beber água. Água de Coco também é excelente para manter o corpo hidratado. Muita gente não gosta de usar ou esquece, mas é indicado utilizar o protetor solar todos os dias, especialmente se você trabalha ao ar livre. Se você utiliza sapatos fechados e pesados, tão logo seja possível, retíre-os e seque os pés. A umidade das meias ou do próprio calçado pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e micoses entre os dedos.

Não deixe de se alimentar! O calor tira a fome de muita gente, mas não caia neste erro de só beber líquido e se achar alimentado. Coma saladas e frios. Nada de frituras ou gorduras! Atenção com a validade e com a conservação do que for consumir. No calor, os produtos se deterioram com mais rapidez.

Na chuva ou no sol, tenha equilíbrio, calma, paciência e bom humor. Afinal, esquentar a cabeça só se for na praia e se molhar só se for no mar, ou na piscina, ou na cachoeira...

Qual a sua dica para enfrentar o sol ou a chuva? Já passou por algum aperto? Divida conosco sua experiência, certamente será útil para outra pessoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário