quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Seu e-mail pode estar barrando comunicados interessantes. Verifique!

Todo o dia pela manhã, muito provavelmente, quando você vai verificar seu e-mail pessoal, ou mesmo do trabalho, uma enxurrada de comunicados, notícias, foto-torpedos, pps, correntes, remédios e produtos dos mais variados tipos povoa a sua caixa de entrada, sem que você tenha a menor idéia de como tudo isso foi parar lá.

Ainda que o anti-vírus do seu computador ou o anti-spam de seu provedor sejam dos melhores, esse lixo sempre aparece e a gente acaba perdendo algum tempo deletando isso. Com a paciência esgotada, acabamos por temer qualquer e-mail estranho e este temor pela segurança do que é recebido, é partilhado pelos provedores, que acabam colocando algumas mensagens diretamente na caixa de spam ou no lixo eletrônico por precaução. Algumas vezes, são mensagens que você quer receber, mas que param nestes ambientes e ficam perdidas, sem seu conhecimento.

Pode parecer bobagem, mas muita gente não sabe disso. Assim, para que você tenha controle da sua conta e selecione o que é do seu interesse, os provedores disponibilizam nas configurações dos e-mails, formas de barrar estes comunicados indesejados e de liberar a entrada daqueles e-mails que você, de fato, quer receber. Muita gente desconhece este detalhe, não sabe exatamente onde ativar ou desativar o serviço ou simplesmente esquece de fazer a alteração. Assim, se você se cadastrou em algum site, está esperando algum e-mail ou mesmo uma newsletter que não chegou até agora, o problema pode estar exatamente nestas configurações.

Cada provedor tem um caminho diferente para que o usuário configure seu e-mail. Geralmente, estas opções para liberar ou barrar um contato estão no menu de configurações ou em um botão anti-spam. Pode acontecer deste botão estar dentro das configurações ou mesmo visível já na página inicial (Saiba como configurar seu e-mail nos principais provedores aqui).

O que importa, de fato, é que você permaneça sempre atento ao tipo de correspondência online que está chegando e se aquilo que interessa está liberado para chegar. Aliás, da mesma forma que você pode liberar os contatos, pode também barrar os que não quer. Está aí a importância destes filtros!

Ou seja, para barrar ou liberar, é fundamental que você mantenha o controle do que chega até seu e-mail, não só para facilitar e agilizar sua vida, como também para manter seguro o seu equipamento. Então, verifique se você está recebendo os comunicados que deseja e veja se estas configurações de recebimento estão de acordo com o seu interesse.

Qual a sua dica para manter seu e-mail livre de spam? E o seu computador? Divida conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário