segunda-feira, 1 de março de 2010

445 anos da cidade do Rio de Janeiro. A comemoração também é sua e do Brasil!

Como todo mundo já sabe, hoje é aniversário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, conhecida mundialmente como Cidade Maravilhosa, porta de entrada do turismo para o Brasil e para outros países da América do Sul. Cidade que foi fundada por Estácio de Sá e que foi a segunda capital do Brasil, título que ostentou até a construção de Brasília. Cidade que será sede da Final da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Cidade que, apesar de todas as mazelas e problemas que ainda teimam em querer ofuscar sua beleza, parece estar recuperando sua imagem aos olhos do mundo. Ainda que aos poucos.

Abandonado nos últimos anos por brigas políticas e administrações equivocadas, o Rio de Janeiro sofreu durante as décadas passadas com notícias que evidenciavam a progressiva escalada do crime, os problemas estruturais e econômicos, a falta de conservação dos locais públicos, problemas de transporte, etc, que contribuíram para causar perdas consideráveis em um dos principais setores da sua economia que é o turismo.

Porém, depois da escolha do Rio de Janeiro como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, os ânimos melhoraram e os fatos parecem estar conspirando para que a cidade vislumbre melhores tempos e que volte a ser conhecida principalmente por suas belezas naturais, por seu samba, por seu povo alegre e por seu estilo de vida.

Nos meses finais de 2009, o Rio voltou a ter sua presença no cenário internacional marcada mais por suas qualidades do que por suas deficiências. Em um curto período, a capital fluminense ganhou o título de cidade mais feliz do mundo, entrou para o Guia Verde Michelin de cidades, como a primeira da América do Sul a pertencer ao guia, recebeu o título de melhor destino da parte Sul do Continente, tendo Ipanema eleita como a melhor praia, e no último carnaval foi responsável pelo maior carnaval de rua do país, com o ressurgimento e maior organização dos blocos, que arrastaram mais de 3 milhões de pessoas nos dias de folia.

Ou seja, depois de muitos anos - sem esquecer os problemas crônicos de segurança, transporte, limpeza, etc e todas as melhorias que a cidade ainda requer, e que terão que ser feitas para o cumprimento das obrigações com a Fifa e com o COI – talvez, o carioca tenha um motivo real para ter esperanças de que o Rio volte a ser a Cidade Maravilhosa que todos querem. A festa, portanto, não é só de quem mora no Rio. É sua, brasileiro, que pode usufruir quando quiser de tudo o que a cidade tem de melhor para oferecer.

A gente canta parabéns, assopra as velinhas do bolo e faz o pedido para que tudo o que foi prometido seja realizado e que os benefícios destas melhorias tragam retorno para o país como um todo.

Assim, de onde quer que você seja, comemore e cobre uma cidade melhor, porque o Rio de Janeiro também é seu!

E você? O que daria de presente para o Rio? O que a cidade tem de melhor? Esperamos seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário