terça-feira, 1 de maio de 2012

Feliz Dia do Trabalhador!



O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de Maio em dezenas de países do mundo todo, sendo em alguns deles feriado nacional. A data foi instituída para relembrar as lutas e comemorar as vitórias conquistadas pelos trabalhadores ao longo de todos esses anos. Além disso, nesta mesma data, em 1886, ocorreu em Chicago (EUA) uma grande manifestação de trabalhadores que exigiam melhores condições de trabalho (a jornada de trabalho era de cerca de 13 horas diárias!). A greve paralisou os EUA, e alguns dos manifestantes foram mortos pela polícia. Assim, 1º de Maio também simboliza o respeito e uma homenagem a esses corajosos trabalhadores de Chicago
No Brasil, a data foi instituída feriado nacional em 1924, no governo de Arthur Bernardes. Entretanto, as vitórias significativas para a classe só vieram alguns anos depois, no governo de Getúlio Vargas. O ex-presidente criou leis trabalhistas que melhoraram muito as condições de trabalho, reduzindo jornadas diárias, instituindo as férias remuneradas obrigatórias e a carteira de trabalho, além leis para proteger o direito dos trabalhadores. A data então passou a ser comemorada não mais com passeatas e protestos, mas com festas populares e desfiles. Até hoje as forças sindicais organizam eventos comemorativos para o dia, celebrado em clima de festa e descontração. Novidades e mudanças relacionadas à classe trabalhadora são tradicionalmente anunciadas neste dia no Brasil, como o aumento anual do salário mínimo, por exemplo.

Hoje a TeleListas.net dá os parabéns a todos os trabalhadores do Brasil! A importância do trabalhador é reconhecida mundialmente, e no Brasil e em vários outros países foi decretado inclusive um feriado nacional dedicado exclusivamente aos profissionais de todas as áreas que contribuem para a roda da economia não parar de girar.

Não importa se você é médico, professor, advogado, jornalista, publicitário, engenheiro, comerciante, empresário... Hoje é dia de todos os trabalhadores que, merecidamente, ganharam um dia especial de folga para comemorar sua luta diária. Comemore o dia de hoje da melhor forma possível, junto com a família ou com os amigos. Não importa se você vai a um restaurante, bar, boate ou se vai passar num supermercado e fazer aquele almoço especial em casa rodeado de pessoas queridas. Comemore do seu jeito, descanse e aproveite o seu dia!

Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário