segunda-feira, 21 de maio de 2012

71% das pessoas não enviam arquivos confidenciais pela internet, segundo enquete



Esse mês, a atriz Carolina Dieckman passou por um grande constrangimento ao ter suas fotos íntimas divulgadas na internet. Após as investigações, os policiais descobriam que as fotos foram roubadas da conta de e-mail da atriz, que caiu em um golpe no qual a vítima recebe um e-mail com um link ou formulário que deve ser preenchido e reenviado ao remetente. No caso de Carolina, ela pensava se tratar de um e-mail de seu provedor e acabou enviando o formulário, que possibilitou o acesso dos criminosos aos dados da sua conta.

Este é apenas um entre os vários casos recentes de invasão a informações pessoais através da internet ou celular. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, seja ela famosa ou não. Por isso, é importante tomar algumas medidas para se proteger. O ideal é evitar o envio de qualquer tipo de conteúdo comprometedor pela internet, colocar senha em pastas com conteúdo privado, além de não clicar em links suspeitos de remetentes desconhecidos. Dessa forma você evita a sensação desagradável de ter sua intimidade invadida e compartilhada por milhares de pessoas que você nem conhece. Além disso, senhas de banco, número de contas e de cartões e informações confidenciais devem ser fornecidos apenas em último caso e em computadores seguros.

Para saber um pouco mais sobre a opinião dos nossos usuários a respeito deste assunto tão polêmico, perguntamos em nossa última enquete:


O vazamento de informações, mensagens e fotos pessoais na internet é um risco. Para não passar por nenhum constrangimento, você:


Evita enviar - por email, SMS ou Facebook - informações potencialmente comprometedoras. : 80 (14,73%)

Manda mensagens e fotos pessoais apenas para pessoas da sua confiança. : 73 (13,44%)


Não manda, de forma alguma, mensagens ou fotos que possam causar constrangimento. : 390 (71,82%)


Foram 543 votos no total. Com uma grande vantagem, a opção “Não mando, de forma alguma, mensagens ou fotos que possam causar constrangimento” ficou em primeiro lugar com quase 72% dos votos. Essa é a opção mais radical, escolhida por pessoas que não mandam nunca informações comprometedoras pela internet, seja pra quem for. É bem possível que esta opção tenha ganhado com tanta folga pelo fato de as pessoas ainda terem certa desconfiança com relação à internet. A partir do momento que enviamos algo pela web ou celular, a mensagem ou foto pode ser interceptada por um cracker (hacker que usa seus conhecimentos de informática para cometer crimes) e posteriormente utilizada de forma imprópria. Assim, quando colocamos algo na rede, nos tornamos vulneráveis à ação de um criminoso virtual. Por isso, para os votantes dessa opção, a melhor forma de não cair nesse perigo é não compartilhando online informações confidenciais com ninguém, nem mesmo conhecidos. Em segundo lugar, e quase empatada com a terceira opção, ficou a alternativa “Evito enviar - por email, SMS ou Facebook - informações potencialmente comprometedoras”, com 14,73% dos votos. Esta opção, um pouco mais branda que a vencedora, evidencia o usuário que apenas evita enviar conteúdos privados para terceiros, mas que se precisar fazer, o fará, tendo o cuidado de observar os remetentes da mensagem, que costumam ser de uma inteira confiança. O perigo dessa opção é justamente o caso de encontrar “no meio do caminho” um cracker que consiga cooptar as informações que você não deseja que se tornem públicas. Assim, a partir do momento que alguém compartilha na web, com quem quer que seja, uma informação particular e secreta, o risco de haver um vazamento de dados é real por conta desses verdadeiros “ladrões da internet". Em último lugar, com apenas 13% dos votos, ficou a opção “Manda mensagens e fotos pessoais apenas para pessoas da sua confiança”, que evidencia um usuário mais despreocupado com os crimes virtuais e que, na medida do possível, toma seus cuidados para não ter nenhum conteúdo roubado, já que apenas compartilha fotos e mensagens com pessoas de sua confiança. Assim, para esse votante, esse já é um cuidado básico e eficiente, que garante uma certa proteção.

Podemos notar que mais de 85% das pessoas que votaram concordam que a melhor forma de se proteger é não enviando dados particulares pela internet, o que demonstra a atual preocupação das pessoas em proteger os seus arquivos pessoais. Para não cair na roubada de ter a intimidade exposta, devemos ficar sempre de olho e nos expor o mínimo possível nas redes sociais, e-mails e qualquer outro tipo de ferramenta proporcionada pela internet, esse universo tão rico, que pode servir para o bem e para o mal.

Em nossa próxima enquete queremos saber: "Xuxa, a "Rainha dos Baixinhos", revelou muitos segredos de sua vida. O que você achou da entrevista?"

Corre pro TeleListas.net e conta pra gente a sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário