segunda-feira, 14 de maio de 2012

87% dos internautas não frequentam mais estádios de futebol



No último final de semana, houve a decisão dos campeonatos estaduais do Brasil. Vários times disputaram o segundo e último jogo decisivo que resultaria no campeão de cada estado este ano. No Rio de Janeiro, a disputa ficou entre Fluminense e Botafogo, e o tricolor venceu o alvinegro por uma diferença de cinco gols (nos dois jogos da final). Já em São Paulo, Santos e Guarani disputaram a final do Campeonato Paulista, que terminou com a vitória do Santos. O Bahia (BA), Avaí (SC), Ceará (CE), Internacional (RS), Goiás (GO), Atlético Mineiro (MG), Coritiba (PR) e Santa Cruz (PB) foram os outros campeões de seus estados neste ano de 2012.

Que futebol é uma das paixões do povo brasileiro todo mundo já sabe. Muitas pessoas frequentam os jogos assiduamente, fazem parte de torcidas organizadas, compram roupas e acessórios do seu time, torcem, vibram, gritam e choram de emoção. O futebol tem o poder de fazer as pessoas se unirem diante de um único amor em comum: o seu time. Além disso, este é um dos assuntos mais discutidos nas rodinhas de amigos.

Entretanto, não é todo mundo que gosta desse esporte tão tradicional. Para saber qual parcela da população realmente vive essa paixão no dia a dia, perguntamos em nossa última enquete:


Os campeonatos estaduais estão em suas fases decisivas e próximos do fim. O Brasileirão já vai começar. O futebol faz parte da sua rotina?

Sim, claro. Sempre que possível, vou ao estádio ver meu time jogar. : 99 (12,66%)
Sim. Acompanho pela televisão. : 355 (45,40%)
Não ligo muito para futebol. Fico sabendo pelos outros no dia seguinte. : 328 (41,94%)



Foram 782 votos no total. Em primeiro lugar, com um pequeno percentual de diferença da segunda alternativa mais votada, ficou a opção “Sim. Acompanho pela televisão”, com 45,40% dos votos. Ou seja, quase da metade dos votantes se identificou com a opção mais equilibrada, que comprova o gosto popular pelo futebol, mas que também evidencia uma população não tão fanática pelo esporte quanto se acreditava. Em segundo lugar, com quase 42% dos votos, ficou a opção “Não ligo muito para futebol. Fico sabendo pelos outros no dia seguinte”, o que mostra que pouco menos da metade das pessoas que votaram não frequentam estádios, não torcem fervorosamente por seus times e sequer assistem aos jogos pela televisão. Estes só ficam sabendo do resultado dos jogos no dia seguinte na conversa com os amigos ou por programas de televisão. Ou seja, mais de 87% dos votos foram para opções que não evidenciam um torcedor fanático por futebol, como se acredita que os brasileiros são. Assim, a opção “Sim, claro. Sempre que possível, vou ao estádio ver meu time jogar” ficou em último lugar, recebendo apenas 12% dos votos. Surpreendentemente, do total de quase 800 votos totais, apenas uma parcela mínima das pessoas se identifica com essa alternativa.

Nossa enquete comprovou que, atualmente, apenas uma minoria de pessoas ainda mantém o costume de ir aos estádios e treinos de seus times. A qualidade dos jogadores e dos jogos de uma forma geral não são mais as mesmas de algumas décadas atrás. Além disso, os ingressos para as partidas são relativamente caros, o que diminui o público que tem condições de acompanhar tão de perto o futebol brasileiro. Hoje, com a popularização dos pacotes pay-per-view, onde é possível assistir a todas as partidas pela televisão, com conforto e sem sair de casa, muita gente opta por não ir ver os jogos pessoalmente. A violência nos estádios entre torcidas rivais afastou muito o grande público. Além disso, cresceu bastante o hábito de se ver os jogos em barzinhos, acompanhado dos amigos, de um petisco e de uma boa cerveja gelada, já que nesses locais a segurança é maior. O resultado da nossa enquete mostra que o internauta, por esses e outros motivos, vem diminuindo seu habito de freqüentar os estádios de futebol. A paixão pelo esporte ainda pode ser a mesma, mas as formas de acompanha-lo são muito diversificadas hoje em dia. A popularização de outros esportes como o vôlei e o MMA também tiraram um pouco o foco quase que exclusivo que o futebol tinha aqui no Brasil.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “O vazamento de informações, mensagens e fotos pessoais na internet é um risco. Para não passar por nenhum constrangimento, o que você costuma fazer?”

Dê pra gente a sua opinião!
Corra pro TeleListas.net e responda a nossa enquete =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário