quinta-feira, 24 de maio de 2012

24 de Maio - Dia do Vestibulando




Hoje, dia 24 de maio, é o Dia do Vestibulando.

Essa fase, tão importante na vida de vários jovens do mundo todo, marca a primeira etapa para ingressar em uma faculdade. É através do vestibular que muitas universidades selecionam os candidatos que se tornarão alunos, tanto nas públicas quanto nas privadas. O vestibular consiste em diversas avaliações que testam o conhecimento e o potencial dos candidatos.

Normalmente, primeiro ocorre a fase da prova objetiva, com questões de todas as áreas do conhecimento e respostas em múltipla escolha. Se o aluno for aprovado nesta etapa, ele segue para a seguinte, que consiste em provas específicas de acordo com o curso escolhido e onde as respostas seguem o padrão discursivo. Assim, um aluno de Medicina, por exemplo, faz provas dissertativas de Biologia e Química, e um aluno de Jornalismo faz provas de História e Geografia. Além dessas avaliações, o vestibular também costuma apresentar uma proposta de redação para que o aluno mostre o seu conhecimento de Português e seu potencial de escrita.

Nos últimos anos, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vem substituindo a prova objetiva multidisciplinar que cada universidade pública aplicava em seu processo seletivo. Assim, para entrar em qualquer universidade estadual ou federal do país, você deve se inscrever no ENEM e obter um bom resultado, para poder realizar a segunda fase de provas dissertativas aplicadas por cada instituição.

A vida de um vestibulando é bastante cansativa e sacrificante, exigindo muita disciplina e organização dos alunos. É preciso estudar várias matérias diferentes de diversas áreas do conhecimento, relembrando todo conteúdo dado do ensino médio.  

Normalmente o aluno ingressa em algum curso pré-vestibular para se preparar. Para isso, é fundamental ter concentração e dedicar algumas horas do seu dia para o estudo. Perto dos exames, é certo que você perca também alguns finais de semana estudando. Mas no final, o sacrifício vale a pena: entrar para a universidade é um passo importantíssimo. É o sacrifício de um ano que compensará por toda a sua vida. 

Para te ajudar nesse ano de vestibular, veja algumas dicas do Guia do Estudante:

1- Começar a prova pelas matérias que você sabe.

2- Desenvolver um esquema de estudo que tenha a ver com você, lendo, fazendo resumos, resolvendo exercícios, assim se consegue ter uma alta qualidade de estudo.

3- Uma prova bem feita exige, além de conhecimento, um bom preparo psicológico, para não ficar nervoso na hora e acabar tendo o temido "branco".

4- Reproduzir a matéria com as próprias palavras é uma boa forma de fixar e aprender.

5- Não faltar em nenhuma aula e sempre fazer os exercícios propostos.

6-  Desenvolver uma leitura crítica.

7- Aproveitar todas as fontes de informação que nos cercam, como jornais, revistas e blogs, mantendo-sesempre atualizado.

8- Na hora de escolher o curso, saiba que você pode mudar depois, caso não goste. O vestibular não é um bicho de sete cabeças.

Boa sorte aos vestibulandos 2012!
Que esse seja um ano de sucesso e realizações! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário