segunda-feira, 7 de maio de 2012

72% dos internautas ainda preferem jogar games pelo videogame ou computador


Com o surgimento de uma infinidade de aplicativos para celulares e tablets nos últimos anos, muitas pessoas que antes precisavam do computador ou do videogame para jogar, hoje podem fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar usando seu aparelho móvel. A tecnologia trouxe vários recursos do computador para o celular, tornando esse objeto um item imensamente versátil. Além das funções básicas, os smartphones podem baixar músicas, jogos, interagir com outros aparelhos das mais variadas formas, acessar a internet e muito mais.


Para baixar aplicativos, o usuário pode usar a loja do sistema operacional do seu smartphone, como a Google Play, a App Store, a Ovi Store e a Market Place - respectivamente do Android, iOS, Symbian (da Nokia) e Windows Mobile. Para baixar músicas e filmes, também existem lojas virtuais como o iTunes, da Apple. Apesar desse modo de jogar games já ter ganhado muitos adeptos, muita gente ainda não abre mão dos velhos (nem tão velhos assim...) e tradicionais videogames ou do computador. Para saber a opinião dos internautas sobre esse assunto, perguntamos em nossa última enquete:


“O avanço das tecnologias mobile alavancou ainda mais o mercado dos games. Como você costuma jogar?”


Sou viciado nesses aplicativos e passo horas jogando. : 47 (10,68%)
Jogo em meu smartphone ou tablet, quando tenho um tempinho livre. : 73 (16,59%)
Ainda prefiro jogar no videogame ou no computador. : 320 (72,73%)


Foram 440 votos no total. Em primeiro lugar disparado na opção dos votantes, com quase 73% dos votos, ficou a opção “Ainda prefiro jogar no videogame ou no computador”, o que mostra que apesar da tecnologia atual ter desenvolvido uma série de jogos e aplicativos para mobiles, o grande público fã de games ainda não abre mão de jogar pelo videogame ou computador. Alguns videogames de última geração permitem que o jogador jogue sem controle nenhum, utilizando apenas os movimentos do seu corpo. Videogames como o Nintendo Wii e o Kinect para Xbox são os dois mais famosos. As inovações trazidas pela indústria dos games nos últimos anos foram fundamentais para manter vivo o hábito e o gosto das pessoas pelos consoles. Os computadores modernos, com poderosas placas de vídeo, são ótimos para quem busca jogos com excelentes gráficos, por exemplo.

Em segundo lugar em nossa enquete, ficou a opção “Jogo em meu smartphone ou tablet, quando tenho um tempinho livre”, com 16% dos votos. Isso mostra que as pessoas estão se adaptando aos novos tempos da modernidade, onde é possível fazer tudo pelo celular. Essas pessoas normalmente não têm tempo de ficar jogando pelo videogame ou PC, o que requer mais tempo e prática, mas gostam de se distrair jogando games no próprio celular ou tablet em momentos de lazer e também em momentos de espera, como em filas. Jogam quando têm tempo e da forma mais acessível e prática: pelo aparelho móvel, aonde quer que estejam.

Em último lugar e com apenas 10% dos votos, ficou a opção “Sou viciado nesses aplicativos e passo horas jogando”, que se mostra uma alternativa bastante radical. Algumas pessoas realmente ficam viciadas nesses aplicativos e estão sempre buscando novidades. Quando se dão conta, passam horas de seu dia jogando esses games em vários momentos do cotidiano.

Assim, é possível concluir que, por mais aberta que a população esteja às novas tecnologias, algumas ainda são insubstituíveis, como o videogame e o computador. Daqui a algumas décadas esses cenário até pode mudar, mas hoje as pessoas ainda preservam certos hábitos no que diz respeito ao novo mundo online e mobile.

Em nossa próxima enquete queremos saber: "Os campeonatos estaduais estão em suas fases decisivas e próximos do fim. O Brasileirão já vai começar. O futebol faz parte da sua rotina?".
 
Estamos esperando a sua participação!
Vá até lá e conte pra gente a sua opinião =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário