quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 de maio - Dia da Internet


Hoje, dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nessa mesma data, também é comemorado o Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações.

A internet nasceu em plena Guerra Fria, para ser usada para fins militares. Só em 1990 que ela atingiu o grande público, e de lá pra cá não para de crescer e se popularizar. Todo mundo sabe o quanto a internet foi responsável por inúmeras mudanças de hábito da população. Há algumas décadas atrás, os trabalhos acadêmicos não podiam ser pesquisados nos sites de busca, o que dificultava muito a pesquisa, que era limitada a livros. Além disso, pessoas que moravam em lugares distantes só podiam se comunicar via telefone e pagavam um preço alto por isso. Hoje, vários programas de computador gratuitos possibilitam uma videoconferência ao vivo entre pessoas espalhadas por qualquer lugar do mundo. Através da internet, amigos distantes podem manter contato e conhecer pessoas novas através das redes de relacionamento online. Para enviar uma mensagem, você não precisa mais pagar os custos de um telegrama ou de uma carta, basta enviar gratuitamente um e-mail, que chegará instantaneamente na caixa de e-mails da pessoa de destino. Não é mais preciso sair de casa para comprar roupas, eletrônicos, eletrodomésticos ou qualquer outra coisa: tudo está a venda no e-commerce. Não é mais preciso pagar as contas no banco ou na casa lotérica: você pode fazer isso através do computador de casa, do trabalho ou mesmo pelo celular. Enfim, com o advento e o desenvolvimento da internet, houve-se uma verdadeira revolução na sociedade.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, 33% dos brasileiros têm internet em casa, o que deixa o Brasil em 63º lugar no ranking de 154 países na avaliação do número de pessoas com acesso domiciliar à internet. Embora o mundo digital ainda não seja uma realidade de grande parte da população, a internet tem se popularizado cada dia mais. Seja do trabalho, de casa ou de uma lan house, o acesso a internet está espalhado por todo canto. Estamos na fase da inclusão digital, aonde cada dia mais pessoas terão acesso à rede. Ainda segundo a pesquisa, a maior parte dos brasileiros acessa a internet por meio de centros públicos de acesso pago (lan houses). Cerca de 31% acessa no trabalho, seguido da casa de amigos e parentes (19,7%) e instituição de ensino (17,5%). O acesso público gratuito (em centros comunitários ou bibliotecas, por exemplo), é utilizado por 5,52% da população; e estima-se que o número de computadores com acesso a internet deva chegar a 100 milhões ainda este ano. De acordo com o Ibope, hoje no Brasil há 79,9 milhões de internautas, e o Brasil é o 5º país do mundo mais conectado na rede. Desse total, cerca de 38% acessam diariamente a internet.

A internet não para de crescer e evoluir e certamente trata-se de um mercado que não vai morrer jamais. Hoje a ela pode ser acessada não apenas pelos computadores tradicionais, mas também pelos mais variados dispositivos, como notebooks, tablets e celulares. Além disso, a diminuição do preço da banda larga, a invenção do modem portátil (através do qual é possível levar a conexão para qualquer lugar) e o maior acesso aos pacotes de dados para celulares contribuíram bastante para o aumento da penetração da internet no Brasil.

Ligadas na importância da internet no mundo de hoje, várias empresas já possuem a versão online de seus produtos ou serviços. Mercados, lojas, jornais, revistas, emissoras, prestadoras de serviço e vários outros segmentos investem em suas páginas na rede, que possibilitam um grande crescimento dos negócios. Na verdade, se uma empresa não pode ser encontrada na internet, é como se ela não existisse.

Na nossa lista telefônica online, o portal TeleListas.net, é possível encontrar telefones e endereços de mais de 30 milhões de pessoas, serviços e produtos. No mês passado, o site contabilizou 77 milhões de buscas. Além disso, temos uma versão móvel, o m.telelistas.net, que pode ser acessado de qualquer aparelho de celular, a qualquer hora e em qualquer lugar. Temos também um aplicativo para smartphones, o TeleListas.net Mobile, que pode ser baixado por aparelhos com sistema Android, iOS e Nokia S40.

E que a internet continue se expandindo cada vez mais, para noooossa alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário