domingo, 13 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães!



O Dia das Mães surgiu em 1914 nos EUA, decorrente do sofrimento de uma jovem que perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. As amigas da jovem, para animá-la, promoveram então uma festa para homenagear a mãe falecida. A homenagem fez um grande sucesso no país e no mesmo ano o presidente americano Thomas Woodrow Wilson oficializou a data como um dia de homenagem a todas as mães do mundo. Anos depois, a comemoração se difundiu mundo afora.

Apesar da data oficial ter sido estabelecida em 1914, na Grécia e na Idade Média já havia manifestações em homenagem às mães. Hoje, o Dia das Mães possui uma data específica em vários países do mundo, como nos México, que é no dia 10 de maio. Mas no Brasil, o dia é sempre comemorado no segundo domingo do mês de maio.

Ser mãe é algo sagrado. É dar a vida a alguém, alguém que vai ficar na sua barriga durante 9 meses, depois vai nascer, te fazer sentir a mulher mais feliz do mundo, vai crescer sob os seus cuidados, vai te fazer rir e chorar inúmeras vezes, vai se tornar um dia um adulto, um futuro pai ou uma futura mãe.

Mas ser mãe não é só gerar um bebê, é também ser aquela que cria uma criança como se fosse sua, mesmo quando não existe o laço biológico. Basta existir o laço afetivo, o amor, o carinho, o cuidado. Ser mãe é, antes de tudo, um ato, e não uma condição. Ser mãe é divino, sublime. Mãe é alguém que vai te amar incondicionalmente, vai te ajudar sempre que você precisar e vai te proteger pro resto da vida. Mãe é aquela que vai te educar, te dar limites, te ensinar a seguir com as próprias pernas o caminho da vida.

Mas na verdade, ser mãe é muito mais do que tudo isso. Ser mãe é algo que só quem é pode entender, é sentir pelo filho um sentimento que não cabe no coração, é tentar proteger além do que se pode. É ser leoa, na hora de defender a cria, e ao mesmo tempo ter a delicadeza de uma borboleta na hora de preparar aquela comida especial para a família. Ser mãe é ser mulher, é ser guerreira, é ser sagrada.

E por isso e muito mais, hoje é dia de homenagear essas mulheres tão especiais. Aos filhos, só resta hoje (e sempre!) agradecer e retribuir com muito amor e carinho toda dedicação que recebemos durante toda nossa vida. Agradecer às lindas mães, que vieram ao mundo como nosso primeiro e grande anjo da guarda.


Feliz Dia das Mães a todas as mães do Brasil e do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário