sexta-feira, 11 de maio de 2012

Se joga no Pilates, baby!



De uns tempos pra cá, o pilates se tornou uma das atividades mais queridinhas de quem gosta de exercitar o corpo. Dezenas de famosos, homens e mulheres, são adeptos dessa atividade, como Madonna, Deborah Secco, Luiza Brunet, Brad Pitt, Julia Roberts, Demi Moore e David Beckham. A modalidade é ótima para quem deseja deixar o corpo e a mente em harmonia, pois os exercícios praticados trabalham muito com a elasticidade do corpo e a concentração. Além disso, o pilates é uma boa pedida para quem não gosta muito das atividades tradicionais de academias, como ergometria e musculação, mas que deseja perder peso e definir o corpo. O efeito é bastante parecido e os exercícios são bem mais leves e com menos repetições, além de não haver nenhum tipo de levantamento de peso.


O pilates tem como base os princípios criados por Joseph H. Pilates, no início da década de 1920. Ele consiste em trabalhar de forma simultânea o corpo e a mente, e o intuito do método é proporcionar uma melhora na saúde, no bem estar e na qualidade de vida dos praticantes. A base do método é o centro de força, que é composto principalmente pelos músculos do abdômen, da região lombar, dos quadris e dos glúteos. O centro de força deve permanecer contraído o tempo todo, dando sustentação para a movimentação solta, fluida e leve das pernas e braços.

Na hora de praticar os exercícios, é fundamental que a pessoa se concentre nos movimentos que está fazendo, para praticá-los da forma correta. Os movimentos requerem suporte e controle do tronco, em conjunto com movimentos dinâmicos das extremidades. Um aspecto observado por Joseph Pilates é o de que um alto índice de pessoas possui a curvatura da coluna anormal. Assim, o pilates procura estabelecer um equilibro do corpo, o fortalecimento do centro de força e uma maior flexibilidade e alinhamento postural.

O método auxilia na obtenção de um corpo com baixa porcentagem de gordura corporal e discreta hipertrofia muscular, evidenciando a beleza física. Ele fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, melhorando inclusive a postura e as dores na coluna, além do equilíbrio e coordenação. A maioria dos exercícios de pilates são feitos na horizontal, com ou sem aparelhos. Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas de yoga, exercícios gregos e romanos e na respiração profunda (meditação), que eliminam a tensão e desenvolvem o conhecimento do próprio corpo.

O pilates com bola é também uma opção muito interessante, que pode ajudar a combater problemas como depressão e estresse. Esse tipo trabalha com as camadas mais profundas da musculatura e necessita de muita concentração, precisão e relaxamento do aluno. Entretanto, é mais fácil iniciar na atividade com o auxílio de um objeto desse tipo (que pode ser uma bola ou um elástico), para depois passar para o Mat Pilates (de chão). A prática regular leva a tonificação e à definição dos músculos, além de harmonizar as formas do corpo. A bola é um auxílio no desenvolvimento do equilibro corporal do aluno.

Outros pontos positivos dessa atividade são a melhora na respiração e na coordenação motora, maior tolerância ao estresse, maior mobilidade das articulações, estimulação do sistema circulatório, facilitação na eliminação de toxinas pela drenagem linfática e fortalecimento dos órgãos internos . Ufa! Com tantas qualidades, é impossível não se apaixonar pelo pilates. A técnica dá resultados rápidos e duradouros, por isso está despertando tanto interesse das pessoas. Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros. Os resultados são tão satisfatórios que médicos já estão recomendando a prática para auxiliar na recuperação de pacientes em hospitais, seja em doenças como câncer ou nos casos de pós-operatório. O pilates é indicado para qualquer pessoa a partir de 12 anos, inclusive grávidas e idosos.


Se animou? Procure hoje mesmo uma academia ou uma clínica de fisioterapia e comece a fazer essa atividade milagrosa, que faz um grande bem pro corpo e pra alma! Quando mais cedo você começar, mais fácil de conquistar e mais duradouros serão os resultados.


Se joga no pilates, baby!

Nenhum comentário:

Postar um comentário