segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Viviane Macedo: dança e superação no Dia Internacional do Deficiente Físico

Dia 3 de dezembro, no último sábado, foi o Dia Internacional do Deficiente Físico. Sabendo da importância de se criar um projeto de inclusão desses deficientes na sociedade, a Tetracampeã Brasileira de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, Viviane Pereira Macedo, desenvolveu o projeto “Rodas da Inclusão”, que ensina aulas de dança de salão para pessoas que usam cadeiras de rodas. Viviane perdeu os movimentos da perna aos 2 anos de idade por conta de uma poliomielite e descobriu na dança uma paixão que levaria por toda a vida.

A Companhia de Dança Viviane Macedo (nome atual do projeto “Rodas da Inclusão”) tem o intuito de formar profissionais aptos a ensinarem a dança para novos alunos, como uma espécie de curso profissionalizante. Hoje ela conta com 6 novos alunos, que entraram há apenas um mês no curso. Os professores Luiz Cláudio Passos e Diogo Carvalho ministram as aulas, que acontecem duas vezes por semana na Escola Carioca de Dança. Luiz Cláudio conta que a maioria dos alunos já dançava antes de se tornar cadeirante, mas não profissionalmente. A companhia idealizada por Viviane Macedo já tem 6 anos e agora começará a contar com aulas de dança contemporânea, além da dança de salão.

                              
Sábado passado, o grupo se apresentou no evento promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, no Rio de Janeiro, que aconteceu no CIAD Mestre Candeia e contou com muita arte, música, dança, esporte e alegria. A companhia de Viviane se apresentou por cerca de um minuto e meio, dançando samba ao som de cuíca tocado pela escola de samba “Embaixadores da Alegria”.O evento foi exclusivo para usuários do CIAD e teve presença de cerca de 800 pessoas. Entre as atrações principais, houve a participação do Unicirco (Circo do Marcos Frota), do Grupo de Capoeira da SMPD, da dança em cadeira de rodas com o Grupo Pulsar e da exposição de quadros dos artistas da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), entre outros. O encerramento ficou por conta do som dos “Embaixadores da Alegria”, primeira escola de samba do mundo voltada para pessoas com deficiência.

Esse ano foi significativo para deficientes físicos com o lançamento do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência e do lançamento de projetos de acessibilidade para as calçadas do Rio.

Para saber mais sobre a Viviane Macedo e seu projeto, visite o site http://www.rodasdainclusao.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário