domingo, 27 de novembro de 2011

27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer



Dia 27 de novembro foi o dia escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A doença, que já matou milhares de pessoas no mundo todo, vem sendo observada de perto pela ciência, que já alcançou diversos avanços na prevenção, diagnóstico e tratamento de vários tipos de câncer.

Segundo a definição do INCA, “câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.”A medicina tem avançado muito nas pesquisas relacionadas ao tratamento da doença, que quanto antes for descoberta, maiores as chances de cura do paciente.

data tem o propósito de aumentar a conscientização das pessoas em relação à doença, principalmente suas formas de prevenção e diagnóstico. Hábitos de uma vida saudável são as principais ferramentas de prevenção do câncer. Qualidade de vida, boa alimentação e exercícios físicos são fundamentais no desempenho deste papel.

Adotar uma dieta balanceada, evitar o consumo de álcool, fumo e outras drogas, combater o sedentarismo e a obesidade são algumas das medidas a se adotar. Uma alimentação rica em fibras e pobre em gordura animal e o consumo de alimentos antioxidantes auxiliam na prevenção de tumores. O café da manhã é uma importante refeição do dia, que não pode ser descartada. Beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente também são boas pedidas.

Algumas pessoas encontram-se no grupo de risco, aquele que possui maiores chances de desenvolver a doença. Os fumantes, diabéticos, pacientes com históricos de câncer na família ou que já foram submetidos a cirurgias de úlcera no estômago ou duodeno são pessoas que se encaixam nesse grupo. Por isso, é importante fazer exames regularmente para acompanhar se há algum indício de tumor maligno se estabelecendo em nosso organismo. Mulheres devem dar uma atenção especial ao câncer de mama, que se torna mais comum principalmente após os 40 anos. Já os homens, devem deixar o preconceito e o machismo de lado e fazer um exame de próstata anual após os 45 anos - É a medida mais eficaz na prevenção do câncer de próstata.

Para mais informações sobre o assunto, visite o site do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Lá você encontra importantes informações a respeito da doença.

Visite o médico regularmente e não deixe de fazer exames para acompanhar de perto sua saúde. Não dê chance para o câncer.

Cuide-se! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário