Além das opiniões alheias - facilmente encontradas nas redes sociais -, foram lançadas campanhas contra e a favor da construção da Usina. Uma das mais famosas e que teve significativa repercussão foi o 'Movimento Gota D'água'. A campanha conta com diversos artistas 'Globais' e solicita assinaturas para que a Usina não seja construída. O vídeo foi massivamente compartilhado nas redes sociais e a aceitação também foi grande, principalmente pelo apelo e persuasão que a presença dos artistas da Rede Globo têm.
De encontro ao Movimento Gota D'água e ao vídeo de divulgação vai o vídeo 'Verifique os fatos - Belo Monte'. O vídeo é protagonizado por estudantes da Universidade de Brasília, defende a construção da Usina e desmente algumas informações do primeiro vídeo. O foco dos estudantes é atentar para resultados de estudos, pesquisas e combater a proliferação de informações sem fontes. Dessa forma, assistindo aos dois vídeos, é possível criar um opinião crítica sobre o assunto.
Outra campanha que vai contra o Movimento Gota D'água é o 'Movimento Gota de Bosta', estrelado pelo ácido Rafinha Bastos. No vídeo, o comediante ironiza a campanha global, com seu humor de costume.
Acompanhando a discussão sobre Belo Monte, perguntamos em nossa última enquete:
Você é a favor da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte?
- 660 (29,57%) Sim. O país precisa da energia gerada pela usina para se desenvolver.
- 1572 (70,43%) Não. A usina causará muitos impactos ambientais e sociais na região.
Dos 2232 votos, 1572, isto é, 70% são contra a construção da Usina. Enquanto que menos de 30% dos internautas (660) defendem a construção da mesma.
Influenciados pelas campanhas ou não, o que se espera é que os internautas estejam atentos às informações e busquem pesquisar sobre sua veracidade. A internet e as mídias sociais permitem discussões, troca de ideias e, assim, as pessoas podem formar suas opiniões com base em informações sólidas e reais.
Um projeto estratégico do tamanho e da complexidade de Belo Monte gera uma série de dúvidas, ansiedades e discussões.
ResponderExcluirAs pessoas, por não conhecerem profundamente o empreendimento, acabam o criticando. É normal e até saudável que isso tenha acontecido.
Por isso é que estamos aqui: para iniciar o debate, tirar dúvidas e ampliar os questionamentos.
Acreditamos que assim, com esse canal de comunicação aberto, tornaremos o projeto da Usina de Belo Monte um projeto melhor para todos os brasileiros e é claro, melhor para o futuro do Brasil.
Nossa idéia é ir construindo Belo Monte junto com vocês.
Inscreva-se no nosso canal no Youtube, ou, acesse www.tvbelomonte.com.br