segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Campanha Papai Noel dos Correios - Faça a alegria de uma criança neste Natal

A campanha Papai Noel dos Correios existe há 22 anos e é uma das principais ações de inclusão social do Brasil. Ela nasceu de forma natural entre os empregados da própria empresa que começaram a ler e atender aos pedidos contidos em algumas cartas enviadas pelas crianças. O projeto consiste em promover a solidariedade e a cidadania dos brasileiros em uma campanha que visa atender aos pedidos de Natal de crianças carentes de todo o país. A partir de 2010, elas precisaram começar a escrever a cartinha, como uma forma de incentivar o desenvolvimento da escrita e da comunicação por meio de redações. Segundo informações do portal da campanha, em 2010 foram recebidas 1.239.084 cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios, das quais 735.967 atendiam aos critérios estabelecidos, resultando na entrega de 685.698 presentes pelos Correios. Um verdadeiro sucesso.


A participação no Papai Noel dos Correios pode ser feita de duas formas – sendo um ajudante e/ou sendo um padrinho. Ler e cadastrar cartas é trabalho do ajudante. Comprar o presente pedido pela criança é tarefa do padrinho. Os padrinhos são pessoas, empresas ou entidades interessadas em adotar cartas e fazer a doação.

O setor de Talentos da TeleListas.net.net no Rio de Janeiro promoveu dentro da empresa uma ação de Natal entre os funcionários. Inicialmente, foram 67 cartinhas escolhidas na agência dos Correios da Rua da Alfândega, no Centro do Rio. As 67 cartas foram rapidamente acolhidas pelos funcionários da matriz e foi necessário solicitar mais 22 cartas junto aos Correios: algumas pessoas quiseram doar mais de um brinquedo e outras novas pessoas surgiram interessados na campanha de doação

A coordenadora da área de Talentos, explica que as cartinhas são selecionadas e que as mesmas não podem ser retiradas das agências dos Correios. Isso é uma forma de assegurar que o padrinho responsável por determinada cartinha voltará com a doação e que aquela criança não ficará sem presente.  

Os pedidos contidos nas cartinhas são extremamente diversificados. Em algumas constavam pedidos simples como um bolo, uma “caixa de letrinhas” de uma criança que havia começado a aprender a ler e escrever há pouco tempo, uma bola e um chinelo. São exemplos de como coisas tão simples e baratas podem fazer a alegria de muitas crianças carentes nesse Natal.


Para quem quiser doar ou saber mais sobre esse projeto, basta entrar no site dos Correios e pesquisar qual agência mais próxima está participando da campanha. A data para pegar as cartinhas vai até o dia 7 de dezembro de 2011 e as doações só podem ser feitas até o dia 12 de dezembro. Os presentes devem ser embrulhados pelos padrinhos e entregues no local definido pelos Correios em cada estado. 

Então, não perca tempo! Entre nessa corrente de solidariedade e ajude a fazer uma criança feliz neste Natal. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário