quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como cuidar do seu jardim

Dia 15 de dezembro é o Dia do Jardineiro. Esse profissional, responsável pela manutenção de um belo jardim, conhece técnicas de poda, adubo e plantio.

Butchart Gardens - Canadá

A poda, a adubação e a rega devem ser realizadas periodicamente para se manter um jardim saudável. Adubos e fertilizantes são fundamentais, pois ajudam a repor os nutrientes que estão em falta no solo e a eliminar as pragas.

Stourhead Warminster - Inglaterra


Um belo jardim necessita de cuidados. Um deles é saber, por exemplo, qual espécie de planta é ideal para cada tipo de ambiente (interiores ou exteriores) ou clima. Também é essencial ficar atento à quantidade de água necessária para cada planta, pois algumas espécies não sobrevivem ao excesso de umidade.

Versailles - França

Quem se interessa pelo assunto e deseja cuidar de seu próprio jardim pode recorrer a um curso de jardinagem e paisagismo. Nesses cursos, são ensinadas as principais técnicas de criação e manutenção, desde a escolha de sementes e o plantio de mudas até técnicas de irrigação e paisagismo. Para se ter uma idéia, até a escolha da grama, base de todo jardim, deve ser feita de maneira cuidadosa, pois existem dezenas de tipos que se adaptam de maneira diferente às diversas situações e solos. 


Se você deseja ter seu próprio jardim, pode contar com a ajuda de profissionais para criar um que seja ideal para sua casa, de acordo com o seu gosto e as condições ambientais do local. No TeleListas.net você encontra números de profissionais especializados em projetos de jardins

 Keukenhof Gardens - Holanda

Confira abaixo 10 dicas bem bacanas para deixar seu jardim lindo e saudável.

1. Prepare seu jardim, deixando-o limpo. Retire todos os restos vegetais: folhas caídas, galhos secos e brotos mal formados.
2. Retire, também, as ervas daninhas e passe a ter mais atenção a elas nas estações quentes, pois o calor e a chuva são propícios para seu aparecimento.

3. Faça uma adubação no início de setembro, de preferência orgânica, para intensificar as floradas da primavera. Você pode usar adubo de farinha de osso, torta de mamona ou húmus de minhoca (todos encontrados em lojas de jardinagem). Mas escolha apenas uma opção dessas. Para adubar, revolva o solo e misture o adubo de acordo com a proporção indicada pelo fabricante.

4. Se você quer mudar a posição das suas plantas, aproveite a primavera, pois a adaptação das espécies é melhor. Mas faça um planejamento das mudanças, antes de retirá-las da terra.

5. Após um inverno muito úmido, é importante fazer uma aeração nos gramados. Existem sapatilhas com pregos na sola (também encontrada em casas de jardinagem), que você calça e pisoteia o gramado.

6. O corte do gramado deve ser cuidadoso. Não o apare com menos de 2,5cm de altura.

7. Observe a presença de fungos típicos do inverno e acabe com eles. Note se as folhas estão esbranquiçadas ou com manchas pretas. Se estiverem, aplique um fungicida, vendido em casas de jardinagem (e leia com atenção as instruções do fabricante).

8. O momento ideal de podar as plantas é durante o inverno, para elevar a copa ou dar formato à planta. Se você deixou passar a hora da poda, não mexa mais. Espere o período entre maio e agosto para isso. Mas se tiver que fazer poda de limpeza, para retirar brotos ladrões que roubam a energia da planta, faça isso o quanto antes.

9. Enquanto o tempo estiver úmido, não faça regas à noite. O ideal, aliás, é sempre molhar as plantas pela manhã. Mas evite molhá-las se estiverem diretamente expostas ao sol forte.

10. A primavera é uma época excelente para a florada de lírios, ericonias, íris, gerânios, gardênias e caliandras, que florescerão muito. Para plantar, compre mudas e não sementes. Se comprar agora, elas ainda estão sem as flores, o que as deixa bem mais baratas.

Fonte: IG CASA

E a equipe TeleListas.net parabeniza a todos os jardineiros pelo belíssimo trabalho! Vocês são responsáveis por deixar o mundo mais bonito e colorido! =)


Butchart Gardens - Canadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário