segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Destino do 13º salário: pagamento de dívidas


Quando se aproxima o fim do ano, os trabalhadores ficam ansiosos para receber o 13º salário. Qualquer dinheiro a mais já é bem-vindo; no final do ano então - quando as despesas com compras de Natal e impostos do início do ano aparecem no orçamento - esse dinheirinho extra tem sua chegada celebrada.

Apesar do impulso consumista, que toma conta das pessoas quando elas têm um dinheirinho sobrando, deve-se ter atenção e agir racionalmente para investir corretamente o 13º. Antes de fazer qualquer compra ou pagar uma dívida antiga, o trabalhador deve pensar, fazer contas, pesquisar e tomar muito cuidado com os leigos que atacam de consultores, para não gastar equivocadamente o salário.

Mas como será que os brasileiros realmente gastam o 13º? Foi o que perguntamos em nossa última enquete:

O que você costuma fazer com seu 13º salário?

- 448 (40,18%) Pago algumas dívidas que fiz no decorrer do ano.
- 267 (23,95%) Gasto com um projeto pessoal, como uma viagem ou um bem de consumo
- 205 (18,39%) Procuro poupar o dinheiro para despesas extras que posso ter no ano seguinte
- 195 (17,49%) Gasto tudo com as despesas de natal e do início do ano, como IPTU e IPVA


Foram 1115 votos, e o primeiríssimo destino do 13º, com 448 votos (40,18%), foi pagar dívidas feitas durante o ano. Em segundo lugar, com 267 votos (23,95%), vêm os projetos pessoais, como viagens ou bens de consumo. Praticamente dividindo a última colocação, temos: poupar o dinheiro para possíveis despesas extras e gastar tudo com as despesas de Natal e de início do ano, com 205 (18,39%) e 195 (17,49%), respectivamente.

É sempre bom lembrar que, antes de qualquer impulso consumista ou até mesmo para se livrar de uma dívida, o trabalhador deve refletir, botar tudo na ponta do lápis e procurar ler em sites e revistas especializadas sobre o assunto para não perder a oportunidade de ter uma virada de ano tranquila em relação às finanças. Então, fique de olho e invista corretamente seu dinheiro extra. Se quiser saber mais dicas de como usar o 13º salário, leia o post “Como usar o 13º”, do Conexão Mercado.

Na nossa próxima enquete queremos saber: Como você passará a virada do ano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário