quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como fazer mochilão na Europa com pouco dinheiro


Você está a fim de conhecer a Europa, tem pouca grana, mas está correndo dos caminhos mais óbvios como agências de viagem e sites de compra coletiva? Não suporta a ideia de ficar preso aos lugares que seu grupo da excursão vai? Pois bem, preparamos algumas dicas valiosas e sites para você fazer bonito na Europa com seu mochilão descolado, tirar fotos incríveis e ter muitas histórias para contar ou esconder dos seus netos. Se o Brasil é um país de todos, a Europa pode ser o continente de todos.

Planejando a viagem

Se você não é muito bom em geografia européia, hoje qualquer mapa na internet te ajuda com isso. Imprima um e escolha os destinos que você gostaria de conhecer. É sempre bom conversar com aquele seu amigo que já foi, pedir dicas dos lugares mais interessantes do lugar e saber o que mais tem a ver com você.


É importante levar algumas coisas em consideração, como clima, férias, alta temporada, festivais, eventos. Enfim, coisas que pouca gente leva em conta, mas que definirá o sucesso ou o fracasso de sua viagem, além dos gastos que você vai ter. Você também pode ir a uma boa livraria e se abastecer de guias e mapas.

Atravessando o Atlântico

Passagem, assim como hospedagem é o tipo de coisa que, quanto mais antecedência você comprar, mais barato será. Uma passagem de (ida e volta) para a Europa, comprada meses antes, custa em média dois mil reais. Mas você pode conseguir por um preço ainda melhor com uma tarifa promocional. Você pode cotar os valor das passagens aqui mesmo no TeleListas.net Viagens.

Onde encostar a cabeça

Passagens compradas, agora é só definir aonde você irá se hospedar. Existe uma infinidade de opções, dependendo da quantidade de dinheiro que você dispõe. Há inclusive opções gratuitas, como o Couchsurfing, que é um site de pessoas que recebem em casa mochileiros - pessoas que gostam de viajar e conhecer lugares. O bacana é que, além de não pagar, você ainda ficará na casa de uma pessoa local, que te dará dicas bem particulares, além daquela comida que só os nativos conhecem.

Se você tem algum receio quanto à filosofia do couchsurfing, pode pagar pra ficar na casa de alguém. O site Airbnb oferece hospedagem em casas, com preços acessíveis e os mesmos benefícios de ficar na casa do seu amigo. Aliás, por falar nisso, use o Facebook pra se reaproximar daquele seu amigo que você já não falava há algum tempo e que agora está morando na Europa - oportunidade para matar a saudade e ainda conhecer novos lugares. Amigos morando fora sempre estão aptos a te receber com carinho. Tenha bom senso e leve coisas tupiniquins como guaraná, pão de queijo e afins.

Se pretende ficar em algum albergue, o HostelWorld é bem eficiente: você faz a reserva, paga uma taxa e o site é cheio de dicas, como avaliação do local por usuários e ainda um mapa de como chegar ao local por meio de transporte público. Assim, você não morre na grana do táxi, que geralmente é salgada e em Euro.

Para os que não dispensam a tradição de ficar em um bom hotel, no Booking você não paga reserva e ainda pode cancelar com antecedência sem ser multado. O site ainda permite que você filtre a busca por preço, avaliações e localização.

Chegando ao Velho Continente

Planilha de hospedagem feita, é só pegar seu avião e partir. Na madrugada rolam alguns lanchinhos. Faça amizade com as comissárias e aproveite para esticar um pouco as pernas. É importante se levantar e se esticar durante vôos longos.
Chegando no aeroporto, vem a hora tensa de passar pela imigração. Então, esteja como toda a documentação em dia e em mãos, tire os óculos escuros e responda só o necessário. Tudo certo, é só pegar suas bagagens e correr para o hotel. Não durma; isso você faz no Brasil.

Europear de que? Viajando pela Europa

Essa história de que dentro da Europa você viaja só de trem bala, que é fácil e barato é um dos grandes mitos que você tem que quebrar. Trem bala não é essa pechincha. É até acessível, desde que comprado com muita antecedência ou através de alguma promoção.Você também pode comprar passe livre ou trechos individuais - vai depender da sua capacidade de garimpar. Tem também os trens que não são de alta velocidade, mas são confortáveis e muito bons.

Já de ônibus, na Eurolines você também pode conferir todos os trechos e passagens, mas fique de olho no tempo de viagem. Você não vai querer atravessar o oceano para ficar mais de dez horas dentro de um ônibus, né?

Mas se quiser economizar mesmo, passagens aéreas são a melhor opção, com destaque para a Ryanair, onde você pode comprar passagem por até 1 euro. Esteja atento às regras da companhia, como peso e tamanho das bagagens e fazer check-in online. Os vôos geralmente são bons e, apesar do banco não inclinar, é possível viajar com algum grau de conforto. Também não tem lugar marcado: liberado o embarque, é só correr para fila, caso tenha alguma preferência por local. Tem ainda o tradicional aplauso no final do procedimento de pouso. Uma empresa similar a Ryanair é a Easyjet que também tem preços competitivos, mas com menos rigor com a bagagem. Vale a pena conferir e comparar, há sempre uma melhor opção para cada um.

Se jogue, você está na Europa!

Bom, apesar da crise, a Europa ainda é um lugar seguro, as pessoas falam mais de um idioma e o transporte público é extremamente funcional. Não tenha medo de gastar o seu tênis. Ande, converse com estranhos e experimente comidas novas (apesar dos fastfoods serem uma alternativa certa e barata). Tire muitas fotos e aproveite ao máximo sua viagem. Com planejamento e informação, você conseguirá curtir muito mais cada minuto, sem nenhum tipo de preocupação.

Siga essas dicas, prepare sua mochila e boa viagem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário