terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Hoje é dia de forró, bebê!


Dia 13 de dezembro é o Dia Nacional do Forró. Desde 2005, no governo Lula, a data é comemorada no dia do aniversário de Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião. Ele foi o grande precursor do ritmo forró no país. Vale destacar o importante papel desse gênero no desenvolvimento, manutenção e renovação de nossa identidade cultural.

Conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó e forrobodó, o forró nasceu no Nordeste como uma mistura de vários ritmos musicais daquela região, como o baião, a quadrilha, o xaxado e o xote. As músicas de forró são tocadas geralmente por um trio, composto por sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

A palavra forró deriva do termo africano forrobodó, festa que foi transformada em gênero musical. O forró tornou-se um fenômeno em princípios da década de 1950. Em 1949, o grande forrozeiro Luiz Gonzaga gravou seu primeiro disco, o Forró de Mané Vito. Com a imigração de nordestinos para as maiores capitais do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, o gênero foi se disseminando pelo Brasil.

O forró tradicional nordestino também é chamado de forró pé-de-serra. Na década de 1990, nas capitais da região Sul e Sudeste, surgiu um novo estilo de forró que fez muito sucesso na época: o forró universitário, representado por bandas como Falamansa, Rastapé e Trio Nordestino. Ainda hoje essa ramificação do gênero é bastante tocada. Na dança, o forró nordestino é executado com mais malícia e sensualidade, o que exige maior cumplicidade entre os parceiros. Já no forró universitário a dança é mais suave e solta.

Alguns dos mais destacados compositores brasileiros de músicas de forró são: Alceu Valença, Dominguinhos, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Zé Ramalho. O forró característico de Luiz Gonzaga tinha como tema o sofrimento dos nordestinos e a seca na região. Hoje, os temas das músicas são mais leves e menos críticos. No site Portal do Forró, os amantes do estilo podem encontrar diversas bandas espalhadas pelo Brasil, além de acompanhar novidades sobre o gênero.

Hoje, no Dia Nacional do Forró, haverá comemorações em diversos estados brasileiros.
Veja abaixo as programações em alguns locais:

Rio de Janeiro
Local: Praça Tiradentes
Horário: A partir das 18h.
Atrações: DJ’s, trios de forró e artistas. Entre eles: Filhos do Nordeste, Trio Remelexo, Trio Pé de Serra, Os Cabras, Trio Candiêiro, Maurício Paraxaxar, Trio Rapacuia, Marcelo Mimoso, Fidélis, Márcia Guzzo, Mala e Cuia e Trio de Janeiro.
Entrada Franca
Para maiores informações entre na página do Dia Nacionak do Forró no Facebook. http://www.facebook.com/dianacionaldoforro

Fortaleza
Local: Pólo de Lazer Luiz Gonzaga, no Conjunto Ceará.
Horário: Início às 18h
Atrações: Adelson Viana, Bel Lima, Netinho do Ceará, Cacimba de Aluá, Klebão Feitosa, Oswaldinho do Ceará, Cumpade Barbosa, Diassis Martins, Estrela do Norte, Haja Forró, Messias Holanda, Neo Pi Neo, Os Januários, Sergiane, Tom Canhoto, Trio Xodó, Val Xavier, Chico João, Ivis Felipe, Pedro Marques, Orquestra Sanfonas do Ceará e Balé Folclórico Arte Popular.
Entrada Franca
Informações: Assessoria de Imprensa da Secultfor. Tel: 3105.1386

Sergipe
Local: Praça de Eventos da Orla da Atalaia
Horário: A partir das 18h
Atrações: Orquestra Sanfônica, Quadrilhas Juninas,Trios Pé de Serra e Comidas Típicas.
Entrada Franca

Salvador
Local: Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho.
Horário: 20h
Atrações: Cicinho de Assis, Zelito Miranda, Léo Macedo (Estakazero) e a Orquestra de Sanfonas da Bahia.
Entrada Franca






Nenhum comentário:

Postar um comentário