quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30 de janeiro - Dia dos Quadrinhos


Hoje, dia 30 de janeiro, é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

Esse tipo de publicação, que encanta não só as crianças mas também milhares de adultos, nasceu em 1895 com o personagem Yellow Kid, de Richard Felton Outcault, considerado o primeiro personagem de histórias em quadrinhos no formato impresso, com a presença de balões de fala dos personagens. Até o século XIX, houve uma predominância nos jornais e revistas de quadrinhos em formato de caricaturas, charges e tiras diárias de humor voltadas para o grande público. Somente após o século XX que eles passaram a ser mais segmentados, voltados para públicos mais específicos e com temas mais bem definidos, como os infantis e os de ficção científica.

Em 1930 nasce o gibi no formato em que conhecemos hoje: uma espécie de mini tablóide voltado exclusivamente para esse tipo de história. A partir desse momento, os super-heróis e outros famosos personagens dessas publicações tornaram essa linguagem uma das mais atraentes e importantes para a cultura infanto-juvenil. Surgem personagens como Super-Homem, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Charlie Brown e etc.

Desde então, centenas de novos gibis foram criados no mundo todo, como os quadrinhos do Mickey, Tio Patinhas, Zé Carioca, Pateta etc, criados por Walt Disney nos Estados Unidos, e os mangás, muito famosos no Japão. Aqui no Brasil, no final da década de 50, o desenhista Maurício de Sousa começou a criar os personagens de gibi que seriam o maior sucesso nacional nos anos posteriores, a Turma da Mônica, que nasceu com Franjinha e seu cachorrinho Bidu em tiras publicadas na Folha de São Paulo em 1959. Nas décadas seguintes, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e toda a turma ganhariam seus próprios gibis. Este ano, a simpática criançada do bairro do Limoeiro completou 43 anos e, desde 2008, ganharam também uma versão mais voltada para o público adolescente, a Turma da Mônica Jovem, que conta as histórias dos clássicos personagens de Maurício de Sousa um pouco mais velhos. Além disso, hoje a Turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em mais de 40 países, com 14 idiomas.

Mas não é só o incrível Maurício de Sousa que soube representar muito bem os quadrinhos brasileiros mundo a fora: talentos como Ziraldo, com seus personagens Menino Maluquinho e Pererê, e Luís de Sá, com os divertidos Bolão e Azeitona, também são grandes nomes do gibi nacional.

Alguns dos maiores criadores de quadrinhos do mundo são: Stan Lee, Walt Disney, Bill Watterson, Bob Kane, Charles Schulz, Frank Miller, Jerry Siegel e Joe Shuster, Quino, além dos brasileiros Maurício de Sousa e Ziraldo. Esses nomes criaram personagens que marcaram diversas gerações e muitos deles inclusive já foram parar nos cinemas, com clássicos filmes que fazem sucesso entre todas as idades, como o Homem Aranha, Batman, Os Vingadores e a Turma do Mickey.

Hoje, quando vivemos a era digital onde a maioria das coisas já está presente na web, a realidade não foi diferente com os gibis: eles também já possuem uma versão digital em que é possível ler as histórias online através do computador, iPad ou e-reader. Dezenas de quadrinhos já estão disponíveis nessa versão, para compra ou download grátis de grandes clássicos. Apesar disso, há quem afirme que o prazer de folhear um gibi impresso não tem preço.

Que tal aproveitar o dia de hoje indo até uma banca de jornal ou livraria mais próxima e escolhendo um gibi novinho para folhear? Aproveite que hoje também é Dia da Saudade e reviva uma das boas lembranças da sua infância! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário