sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Muay Thai: um esporte completo!



O Muay thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial originária da Tailândia que está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Boa para o corpo e para a mente, esta luta é caracterizada por golpes de combate em pé, através do uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. Além disso, trata-se de uma boa atividade para trabalhar a mente, já que necessita de concentração e muita disciplina.

Há quem tenha medo de se aventurar nesse esporte por medo de sair das aulas cheio de hematomas roxos e doloridos. No começo isso pode até acontecer, mas é só uma questão de adaptação. Com o tempo, você aprende a se proteger melhor e o próprio corpo se adapta aos golpes. Além disso, os benefícios para o corpo fazem o esforço valer a pena: maior flexibilidade, músculos mais definidos e menos gordurinhas em apenas algumas semanas de aula, já que os treinos são bem puxados. Corrida, polichinelos, saltos, alongamentos, flexões de braços, abdominais e agachamentos são algumas das atividades feitas no início das aulas, apenas pra aquecer. Depois disso, é hora de aprender os golpes.

O treino do Muay Thai segue com aperfeiçoamento de diferentes formas de socos, chutes, cotoveladas e joelhadas e de domínio do adversário. Por isso, é uma excelente aula para quem gosta de dinamismo. Há quem procure também esta luta para aprender a se proteger, como uma técnica de defesa pessoal. Para finalizar a aula, são feitos mais exercícios de condicionamento físico, alongamentos e massagens.

As vantagens do esporte são muitas: melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório; emagrece; tonifica os músculos do corpo todo; aumenta a nossa flexibilidade, resistência muscular e força; melhora a autoestima e a autoconfiança; acelera o metabolismo; deixa a coordenação motora afiada, aumenta nosso poder de concentração etc.

Para começar as aulas, é preciso comprar alguns itens antes de encarar o tatame, como luvas de boxe, ataduras para punho, caneleiras, protetor de boca, calção de Muay Thai e camiseta regata. No início, é bem provável que você vá começar os treinos usando somente um saco de areia. Somente depois de adaptar suas mãos, pernas e pés aos golpes é que você deve encarar um treino com outro aluno ou professor.

Se animou? Procure a academia mais próxima de você e comece a praticar esse esporte tão completo que é o Muay Thai. E não se esqueça de comprar os itens necessários antes de começar as aulas! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário