quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

64% dos brasileiros vão parcelar as contas de janeiro, como IPTU e IPVA


O mês de janeiro chegou e, com ele, chegam também dezenas de contas para pagar. Além das tradicionais despesas de todo mês, como compras e contas de água e luz, o primeiro mês do ano traz consigo impostos a serem pagos, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), além de matrículas e compra de material escolar. Ou seja, é preciso se preparar para pagar essas contas que saem bem caras pro bolso de todo brasileiro.

Nessas horas, cada um age de uma maneira: alguns preferem poupar uma quantia mensal o ano inteiro e pagar esses impostos à vista, para obter descontos significativos e se livrar de dívidas, outros preferem separar uma parcela do 13º salário no fim do ano para arcar com essas despesas de janeiro e outros, ainda, preferem parcelar a dívida, pagando-a durante o ano em parcelas mais suaves pro bolso, mesmo que isso signifique não obter nenhum desconto.

Para saber um pouco mais sobre o comportamento do brasileiro diante desse assunto, perguntamos em nossa última enquete:

Janeiro chegou e com ele chegam também contas como IPTU, IPVA, matrículas e lista de material escolar. E você, já sabe como vai pagar essas contas?
 
Com o meu 13º salário. Guardei o dinheiro para essas despesas de início de ano. : 35 (13,62%)

À vista. Junto dinheiro todo mês ao longo do ano para pagar essas contas com desconto. : 57 (22,18%)

Parcelado, pois não tenho a quantia para pagar à vista. : 165 (64,20%)




Foram 257 votos ao total. Com 64% dos votos, a opção “Parcelado, pois não tenho a quantia para pagar à vista” ficou em primeiro lugar na enquete, com uma grande vantagem de votos. Isso mostra que o brasileiro não tem o hábito de juntar dinheiro para pagar essas contas à vista, mesmo que, desta forma, paguem um valor maior no final. Seja por falta de planejamento ou de dinheiro, o fato é que a grande maioria das pessoas não consegue pagar esses impostos à vista, ficando endividados com eles durante meses. Isso é ruim porque, além do aumento do valor, o indivíduo compromete parte de sua renda mensal com essas contas durante quase todo o ano, criando uma dívida a mais em seu orçamento. Em segundo lugar, com 22% dos votos, ficou a alternativa “Á vista. Junto dinheiro todo mês ao longo do ano para pagar essas contas com desconto”, que mostra que uma parcela das pessoas prefere poupar uma pequena quantia por mês a se endividar ao longo do ano seguinte ou ter que usar parte do tão esperado 13º salário. E, em último lugar, com apenas 13% dos votos, ficou a opção “Com meu 13º. Guardei o dinheiro para essas despesas de início de ano”. Essa alternativa reflete o comportamento de quem sabe poupar, não utilizando todo seu salário extra de fim de ano com presentes de natal e outros gastos dispensáveis.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “Qual a sua maior insatisfação no seu trabalho?”

Entre no TeleListas.net e dê o seu voto! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário