sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Chá verde: aposte nessa ideia!


Nos últimos anos, a medicina vem estudando os benefícios do chá verde para a saúde humana - bebida  essa que existe há mais de 5 mil anos. E as descobertas são incríveis, o que tornou esse chá o queridinho das famosas e de todos que querem desintoxicar o corpo e emagrecer.

Segundo alguns especialistas, se você beber entre duas a seis xícaras de chá verde por dia, poderá emagrecer e acumular inúmeros benefícios para a sua própria saúde que, no final das contas, pode resultar em aumento significativo da sua longevidade e qualidade de vida. É uma bebida termogênica, isto é, aumenta a temperatura corporal e ativa o metabolismo. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram que há uma ótima relação entre o chá verde, a perda de peso e a perda da gordura abdominal, aquele temido “pneuzinho”. Combinado a hábitos alimentares saudáveis, esse chá tem grande poder emagrecedor, porque facilita a queima de gordura.

Entre seus diversos benefícios, ele desintoxica o organismo, facilita a digestão, previne contra o envelhecimento precoce, reduz o colesterol ruim e melhora a memória. Há quem afirme que ele inclusive atua na prevenção do câncer, derrames, Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson. Para se obter um resultado ainda mais satisfatório, o ideal é praticar pelo menos meia hora de exercícios por dia (pode ser caminhar, subir escadas... o que vale é se movimentar!) e fazer uma dieta balanceada e saudável.

Que tal aproveitar o início do novo ano e investir nessa bebida tão saudável? Aproveite que hoje é o dia seguinte do Natal e experimente beber o chá verde para desintoxicar toda a comilança natalina. A maneira correta de preparar chá verde é pela infusão, para que seu gosto não fique tão amargo. Veja abaixo como prepará-lo:

1)    Deixe a água no fogo até começar a juntar minúsculas bolhas de ar, logo antes da fervura . A temperatura ideal é de 70 a 80oC.
2)    Nesse ponto coloque a água no recipiente onde a infusão será efetuada e mergulhe a erva.
3)    Deixe a infusão correr por, no máximo, cinco minutos e coe a erva.
4)    Beba o quanto antes possível.

Infusões mais demoradas levarão à liberação excessiva do tanino contido na erva, uma substância amarga. Por isso, o tempo de infusão e a temperatura da água são muito importantes para que a bebida fique mais agradável e para que se consiga o efeito desejado da erva.

Existem muitos chás por aí que se intitulam “chá verde”, mas não possuem a quantidade mínima da erva. Se não houver a erva Camelia sinensis, não é chá verde. Fique de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário