sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

25 de janeiro - Aniversário da cidade de São Paulo


Hoje, dia 25 de janeiro, é comemorado o Aniversário da cidade de São Paulo.

A terra da garoa, famosa por sua intensa vida cultural e importância econômica, completa hoje 459 anos de existência. Nascida em 1554, a história conta que no local, neste dia, foi construído o primeiro Colégio dos Jesuítas, e o nome “São Paulo” veio de uma homenagem ao apóstolo Paulo de Tarso que havia sido convertido em santo neste mesmo dia pela Igreja Católica.

A antiga cidade hoje possui inúmeros atrativos, como milhares de bares, casas noturnas e teatros famosos, além de uma extensa programação cultural. Sua densidade demográfica é a maior do Brasil, com 10.434.252 habitantes. E uma curiosidade: Além de comemorar o aniversário de sua capital, São Paulo hoje também comemora os 80 anos do famoso Mercado Municipal da cidade, muito conhecido por seus famosos sanduíches de mortadela. Neste local também haverá uma programação especial de comemorações, que incluem a apresentação da escola de samba X9 Paulistana às 15h.

A metrópole mais multicultural do país preparou uma programação especial para que o paulistano possa comemorar este 459º aniversário da cidade em grande estilo. São diversas atividades gratuitas espalhadas por pontos turísticos da cidade. Música, exposições de arte, teatro, contação de história e feira gastronômica são algumas das opções de entretenimento para quem não aproveitou o feriado pra viajar e vai curtir os próximos dias na capital.

Veja a programação:

Vale do Anhangabaú (Centro)
Horário: A partir das 15h.
Evento ao ar livre e gratuito.
Show "4 Gerações Cantam São Paulo", com Zélia Duncan (15h), Criolo (17h), Emicida (17h), Arnaldo Antunes (19h) e Rita Lee (21h).

Parque Villa Lobos
11:30h: Show da banda Trupe Chá de Boldo com Anelis Assumpção, Thiago Petit e Léo Cavalcante.
15h: Simoninha, Ully Costa, Rael e Bixiga 70.

Parque Ecológico do Tietê
Horário: 14h
Banda Del Rey convida Wanderléa para interpretar releituras de clássicos do Rei Roberto Carlos.

Museu da Imagem e do Som
3ª edição do Conexão Cultural São Paulo.13h às 22h: Exposições “Remixando com Eduardo Kobra”, “Expressões urbanas da cidade de São Paulo” e “Memória Revelada – minha história em uma imagem”.19h: Show da cantora Blubell. Ingressos a R$ 6,00.

Museu da Casa Brasileira
Horário: 11h
Projeto Coisa Fina, do integrante-fundador do Movimento Elefantes, coletivo paulista de big bands.

Museu Afro Brasil
Horário: 12h
Abertura da exposição “Iconografia Paulistana”, com obras de arte, fotos, documentos, objetos e brinquedos que são a cara de São Paulo.

Casa das Rosas
O tradicional evento “Sampoemas” celebra a grande metrópole com atrações durante todo o dia.
14h: Palestra “História da cidade de São Paulo através de imagens”.
16h: Espetáculo teatral “Simples cidade”, com Leticia Tomazela e Marcos Reis.
18h: Saraokê, uma divertida experiência de improvisação coletiva ao recitar poemas com um fundo musical criado na hora por músicos convidados.

Theatro São Pedro
Jazz Sinfônica, Banda Sinfônica e Orthesp se apresentam com entrada gratuita.
11h: Banda Sinfônica do Estado.
17h: Jazz Sinfônica
20h: Orquestra do Theatro São Pedro (Orthesp).

Museu do Futebol
Horário: 13h às 19h.
Exposição “Será que foi, seu juiz?” e oficinas de férias que trazem origami, desenho e pintura.

Masp
Exposição "Luzes do Norte", que vai até o dia 27 de janeiro e traz 61 gravuras renascentistas alemãs do século 16, que pertencem ao Museu do Louvre, de Paris.

Essas são apenas algumas das atrações para celebrar hoje o aniversário da cidade. Veja a programação completa no portal da Secretaria de Estado da Cultura de SP.

Parabéns, São Paulo! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário