segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Hipertensão: cuidado com ela!



A hipertensão é uma doença bastante comum, porém silenciosa e perigosa, que acomete milhões de pessoas no mundo todo. Democrática, ela pode atingir indivíduos de todas as idades, inclusive crianças. É um erro pensar que se trata de um problema apenas na fase adulta ou na terceira idade: hoje, com o alto índice de obesidade na população, essa doença está surgindo cada vez mais cedo na vida das pessoas.

Popularmente conhecida como “pressão alta”, ela está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue pelo corpo e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9. Esses indivíduos têm maior propensão a apresentar comprometimentos vasculares (cerebrais e cardíacos).

Por se tratar de uma doença um tanto quanto silenciosa, é preciso ter muito cuidado com ela. Normalmente, os sintomas só aparecem quando a pressão sobe muito e abruptamente, fazendo com que a pessoa tenha fortes dores de cabeça (especialmente na nuca), dores no peito e tonturas. Mas isso não é uma regra: há quem tenha sua pressão elevada sem manifestar qualquer sintoma. E aí mora o perigo.

Para não correr riscos, observe regularmente sua pressão arterial, principalmente se sentir constantes mal estares. O ideal é que a pressão se mantenha em 12 por 8. Se a sua estiver diferente disso, procure melhorar seus hábitos e tornar sua vida mais saudável praticando exercícios físicos e fazendo uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes. Não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso e não fumar são outras medidas muito importantes também. Há uma significativa relação entre obesidade e hipertensão, portanto, manter-se no peso ideal é fundamental.

Nos casos mais graves, é necessário fazer o uso de remédios vasodilatadores para controlar a pressão arterial. Trata-se de uma doença crônica, mas é sempre possível controlá-la desde que haja adesão ao tratamento. Para tanto, o paciente precisa fazer sua parte: tomar os remédios corretamente e mudar os hábitos de vida. Desta forma, o risco de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou outras complicações é consideravelmente diminuído.

Então, não dê bobeira. Procure um cardiologista e faça os exames de rotina para ver como anda sua saúde! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário