segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

21 de janeiro - Dia Mundial da Religião



Hoje, dia 21 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Religião.

A criação dessa data através da Assembléia Espiritual Nacional, em 1949, tem o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, estabelecendo a tolerância religiosa e o respeito ao próximo independente de sua crença.

A palavra “religião” se origina do latim religare, significando o laço que liga o homem à divindade. Pode-se dizer que o princípio das religiões se baseia em doutrinas formadas a partir da crença em uma força maior e sobrenatural, considerada como criadora e protetora do universo, e na continuidade da vida após a morte através da existência de outros planos além do físico, aquele que vivemos na Terra. Existem muitas variações quanto a esses princípios, que dependem do ponto de vista de cada crença.

A religião acompanha e conforta a humanidade desde os seus primórdios, procurando responder perguntas que permeiam a mente dos indivíduos, como a origem das coisas e a vida após a morte. Nos séculos passados, havia poucas religiões no mundo, podendo elas ser monoteístas (quando se acredita num Deus único) ou politeístas (quando há a crença em vários deuses). Com a colonização européia, as religiões da Europa, América, África e Ásia sofreram o que chamamos de sincretismo religioso, ou seja, a mistura de uma religião com outra, adaptando as existentes ou formando novas.

Porém, aquilo que deveria servir de ligação e harmonia entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à divindade, que aparecem envolvendo princípios éticos, filosóficos e metafísicos. Assim, ao longo dos anos surgiram dezenas de conflitos no mundo envolvendo a crença dos indivíduos, como as guerras entre judeus e palestinos, católicos e protestantes etc.

O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões (cristã, islâmica, afro-brasileira, judáica, etc). Por possuir um Estado Laico, o Brasil apresenta liberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e Igreja. A maior religião do país ainda é a Católica, seguida da Evangélica, Espírita, Umbanda e Candomblé, segundo dados do IBGE de 2012.

Não importa qual a sua crença ou até mesmo se você não possui uma: devemos sempre respeitar a opinião do próximo, incluindo sua opção religiosa.

Essa é a principal mensagem que se deve passar hoje: tolerância, respeito e amor em toda e qualquer crença. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário