terça-feira, 8 de janeiro de 2013

8 de janeiro - Dia do Fotógrafo


Hoje, dia 8 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo.

Esse profissional, que vive da arte da fotografia, é reconhecido mundialmente por sua habilidade e coragem. Nomes como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Ansel Adams, Brassai e brasileiros como Sebastião Salgado, Evandro Teixeira e JR Duran são alguns exemplos de grandes fotógrafos que encantaram o mundo com seu trabalho.

Fotografar é muito mais que eternizar o instante de um momento. A fotografia é subjetiva e, antes de tudo, um testemunho: trata-se do olhar do fotógrafo sobre aquela situação. Na maioria das vezes, trata-se também de criatividade. Em muitos casos, é através da lente de um fotógrafo que o mundo passa por transformações e descobertas, influenciando toda uma situação e geração, como a famosa foto tirada na Guerra do Vietnã, que mostra a imagem de uma criança queimada por uma bomba de napalm após um ataque americano ao seu vilarejo. A foto, que completou 40 anos em 2012, foi amplamente divulgada pela mídia e contribuiu para o fim daquela guerra.

Hoje, com a popularização das câmeras fotográficas digitais e semi-profissionais, muita gente gosta de se aventurar como fotógrafo e sair por aí clicando belas paisagens, pessoas e acontecimentos, que podem ser inclusive tiradas pelo celular e compartilhadas com o mundo todo através de aplicativos como o Instagram. Além disso, na última década surgiu a máquina fotográfica digital aquática, que permite que os usuários tirem fotos embaixo d’água. Ou seja, hoje dá pra tirar foto a qualquer momento e em qualquer lugar.Quer encontrar uma câmera pra chamar de sua? Procure no Pesquise Preços do TeleListas.net e encontre as melhores promoções de máquinas fotográficas em grandes lojas do país.

No entanto, mesmo com tanta tecnologia, há quem ainda prefira as boas e velhas câmeras analógicas profissionais, alegando que elas possuem maior qualidade e que nelas há uma possibilidade maior de explorar a qualidade do fotógrafo, fazendo os ajustes necessários manualmente. Digital ou analógica, hoje há centenas de câmeras para todos os gostos e bolsos. É só escolher a que tem mais a ver com você.

Sabendo dessa crescente paixão das pessoas pela fotografia, várias escolas lançaram cursos voltados para esta área. Há diversas opções: desde os mais amadores até os profissionalizantes. Tudo depende do objetivo e do tempo disponível do aluno. Nesses cursos de fotografia são ministradas aulas sobre a história dessa arte, técnicas, tipos de fotos etc. Se animou? Procure um hoje mesmo e aprenda tudo sobre esse universo fascinante da fotografia.

Parabéns a todos os fotógrafos pelo dia de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário