segunda-feira, 2 de julho de 2012

2 de Julho - Dia do Bombeiro e Dia do Hospital


Hoje, dia 2 de julho, é comemorado no Brasil o Dia dos Bombeiros. A data foi criada oficialmente em 1954, no governo de Getúlio Vargas. Mas antes disso, no dia 2 de julho de 1856, foi assinado por Dom Pedro II  o decreto Nº 1.775, que regulamentava pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil. Até então, quando ocorria qualquer tipo de incêndio, ele era controlado pela própria população com baldes e mais baldes de água em uma corrente solidária de voluntários. O início foi difícil: os bombeiros utilizavam apenas cavalos e pipas d’água para combater o fogo. Somente em 1887 começou a ser usada a bomba com mangueira, que facilitou muito o trabalho diário desses profissionais.  
   
O Corpo de Bombeiros é uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. Para se tornar um deles, é preciso prestar concurso público. Verdadeiros herois, eles são treinados para enfrentar vários tipos de situação de risco, salvando diariamente a vida de milhões de pessoas no mundo todo. Hoje, além de combater incêndios, eles também são preparados para socorrer vítimas de tragédias naturais, acidentes graves com pessoas que correm risco de morte, socorrer animais em situações de risco ou que ofereçam qualquer tipo de risco à população, afogamentos, desaparecimento em áreas como florestas e matas etc.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros também desenvolve um projeto social e educativo que tem o intuito de ensinar nas escolas alguns cuidados para evitar acidentes. Os estudantes aprendem sobre cuidados com álcool e fogo, acidentes domésticos, afogamentos em praias e piscinas, intoxicações e envenenamentos com produtos de limpeza ou medicamentos, cuidados com brincadeiras na rua (principalmente perto da rede elétrica) etc. A fim de proteger a vida de crianças e adolescentes, esses heróis ensinam aos pequenos um pouco do que aprenderam no dia a dia socorrendo vítimas dos mais diversos tipos de acidentes.

Para ligar para o Corpo de Bombeiros basta discar o número 193 de qualquer telefone. Este número é nacional, ou seja, pode ser discado de qualquer localidade do país. É muito importante conscientizar as pessoas de que não se deve passar trotes ou fazer falsas denúncias através desse número, pois isso prejudica muito o serviço desses profissionais que tem centenas de chamados por dia. Passar trotes pode significar prejudicar o salvamento de uma pessoa que está realmente correndo risco de morte.

Hoje também é comemorado no Brasil o Dia do Hospital. Por isso, a homenagem também vai para os médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham nesses locais e dedicam suas vidas a salvar milhões de pessoas. 

Parabéns a esses heróis da vida real! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário