sexta-feira, 29 de junho de 2012

Programas de inverno: escolha já o seu!


Na semana passada, mais precisamente no dia 21 de junho, começou o inverno no Brasil. A estação mais elegante do ano costuma trazer dias de muito friozinho, chuva e agasalhos. Falando em roupas, não há estação mais favorável à moda do que o inverno. Sobretudos, casacos, couro, trench coats, botas, cachecóis, luvas, meias-calças, cardigans... tudo para deixar as pessoas ainda mais elegantes. Isso sem falar na delícia de ficar quentinho dentro de um moletom ou debaixo do edredom.

O cardápio típico dos dias de frio é tentador: sopas, caldos e muito fondue! O prato mais charmoso do inverno, o fondue, apresenta várias versões: carne, frango, camarão, queijo e chocolate. Já existem rodízios onde são servidos todos esses tipos, e o cliente pode se deliciar com cada um deles. Carne, frango e camarão são servidos crus à mesa, para serem mergulhados no óleo quente do réchaud (panela própria para fondue) e apreciados com uma variedade enorme de molhos e pastas. O de queijo, feito a partir de uma incrível combinação de diversos tipos desse laticínio, é servido com pão, e o de chocolate vai à mesa acompanhado de várias frutas e biscoito champanhe. Uma das maiores tradições do inverno, o fondue não pode passar em branco. Chame os amigos, escolha um restaurante bacana e saboreie essa delícia!

Além disso, há alguns lugares que são especialmente bonitos no inverno, e merecem uma visita especial nessa época do ano. Gramado, no Rio Grande do Sul, é conhecido por seu encanto e romantismo. Com uma arquitetura inspirada no estilo alemão, a cidade é uma das mais visitadas no país e conta com uma programação especial nos meses de frio. Pontos como o Lago Negro, o Parque Mini Mundo são os grandes atrativos da cidade. Ainda na Serra Gaúcha, outra ótima pedida é o roteiro de vinhedos. Outra atração da Região Sul é a pequena cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, uma das melhores escolhas para quem quer ter a chance de se deparar com neve no Brasil, já que costuma apresentar as temperaturas mais baixas do país. Já na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, o município de Campos do Jordão é pequeno e muito charmoso, com sua arquitetura colonial enriquecida com luzes o ano todo. Com uma belíssima área serrana e forte gastronomia, a cidade é muito procurada por turistas do mundo todo. Ao visitar, não deixe de conhecer o Morro do Elefante e fazer o passeio de trem da Maria-Fumaça, que leva a muitos lugares bacanas do local.

As cidades aconchegantes de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, também são destinos muito procurados pelos amantes do friozinho. Todos contam com uma variada gastronomia, famosas feirinhas de comércio e pontos turísticos atrativos. Além disso, como são todas muito próximas (cerca de 2h de viagem), o turista pode conhecer todas em uma viagem de uma semana. Lavras Novas e Monte Verde, na tranquila Minas Gerais, são outros lugares bacanas para se conhecer no inverno. No exterior, aproveite para visitar nossos vizinhos, como Argentina e Chile. Buenos Aires, Santiago e Bariloche são as melhores pedidas.

Outra dica para curtir o inverno é procurar um festival de queijos e vinhos, que é extremamente chique. Festivais de inverno e de chocolates também são eventos muito legais para se curtir nessa época do ano. Várias cidades do Brasil promovem eventos desse tipo; procure algum no seu estado ou cidade e aproveite!

Não espere pelo ano que vem: acesse o Telelistas.net Viagens e escolha agora o lugar onde você vai curtir esse friozinho gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário