sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia Mundial da Criança




Hoje, dia 1º de junho, é o Dia Mundial da Criança.


Muita gente pode pensar: mas o Dia das Crianças não é dia 12 de outubro? Sim, mas só aqui no Brasil. A data em outubro, além de ter esse cunho nacional, também tem outra proposta: foi criada para ser um dia de homenagear os pequenos com presentes, brincadeiras, surpresas, doces e tudo que a criançada adora. Já o Dia Mundial da Criança tem outra história e outra intenção.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres apresentou uma proposta à ONU para fosse dedicado um dia especial a todas as crianças do mundo. Assim, as Nações Unidas, reconhecendo que toda elas, independente da raça, cor, credo, sexo ou origem social, necessitam de cuidados e atenções especiais, carinho e educação - de modo a terem possibilidades de usufruir um futuro digno - decretaram o dia 1º de junho como o Dia Mundial da Criança. Em 1989, a ONU elaborou a Convenção sobre os Direitos da Criança, estabelecendo os direitos que assistem especificamente a elas.

No dia de hoje, o objetivo é chamar atenção para os problemas enfrentados por milhares de crianças no mundo todo: maus-tratos, doenças, fome, abuso sexual, discriminação, exploração infantil e inúmeros outros casos. Elas devem ter o direito de viver a sua infância, brincar, freqüentar escolas. O estudo é muito importante na formação dos indivíduos, e ele não deve ser deixado de lado por nenhum tipo de trabalho, principalmente o trabalho forçado. É direito de toda criança ter acesso à educação e saúde, saber ler e escrever, poder ler um livro, brincar com os amigos e ter uma família que a trate bem.

Infelizmente, na vida real não é exatamente assim que funciona. Muitos menores passam toda a sua infância lidando com problemas como maus-tratos e abuso sexual, que acabam gerando grandes traumas e precisam ser acompanhados por psicólogos o resto da vida. Se você não pode ficar com seu filho, escolha uma babá ou creche de confiança e nunca deixe de observar o comportamento dele, que pode indicar que algo de errado está acontecendo.

Portanto, é muito importante lutar pelos direitos dessas crianças que sofrem com esses tristes problemas, lembrando que elas precisam de ajuda e que tem o direito de viver uma infância digna e feliz. Muitas são abandonadas, vivem em orfanatos e precisam de um lar e de uma família. Você quer ter filhos? Já pensou em adoção? Fazendo bem ao próximo, você estará fazendo bem a si mesmo.

A TeleListas.net deseja hoje um feliz Dia Mundial da Criança para todos os baixinhos do Brasil e do mundo! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário