quinta-feira, 14 de junho de 2012

47% dos internautas não possuem e não comprariam um smartphone




Os smartphones - os “telefones inteligentes” - chegaram pra ficar. A cada mês são lançados novos modelos que possuem cada vez mais funcionalidades. Atualmente, a maior parte dos aparelhos de telefone móveis não se limita apenas a fazer ligações e mandar mensagens SMS. Assim, os modernos smartphones possuem funcionalidades avançadas e rodam aplicativos por meio de seu sistema operacional, que varia de acordo com a marca e modelo do celular (alguns exemplos são o iOS, o Android e o Windows Mobile).

Hoje, há uma infinidade de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente ou comprados através dos próprios aparelhos ou pelas lojas online dos sistemas operacionais (App Store, do iOS; Google Play, do Android; Windows Store, do Windows Mobile). Games, programas de músicas, vídeos e imagens, localizadores, editores de texto, planilhas eletrônicas e vários outros aplicativos estão disponíveis para download e estão aí para facilitar a vida dos usuários e trazer momentos de descontração e lazer. Além disso, os smartphones possuem acesso à internet, tecnologia avançada (teclados touch screen, GPS etc) e uma enorme memória para armazenar tudo que for necessário, desde sua agenda de contatos até os aplicativos baixados. Alguns aparelhos de última geração possuem uma memória maior que 64G - maior que a memória de muitos computadores. As câmeras desses telefones podem apresentar uma qualidade (de megapixels) maior do que a de muitas câmeras fotográficas digitais tradicionais, chegando até a 41 MP (a Nokia anunciou no início deste ano o lançamento do 808 PureView, que possui uma câmera acoplada com esta resolução). A integração entre as funções dos dispositivos também permite que esses aparelhos sejam de grande utilidade e versatilidade para os usuários, já que é possível executar diversas funções simultaneamente.

As vendas de smartphones subiram 84% em 2011 no Brasil. Para este ano, é esperado um aumento de 73% em relação ao ano passado. Entretanto, mesmo com tanta tecnologia em um único aparelho de celular, muita gente ainda não aderiu a esta moda. Para saber um pouco mais sobre o que pensa a população brasileira a respeito disso, perguntamos em nossa última enquete:


Você tem um smartphone?

Sim. Adoro as mil funcionalidades, principalmente internet e jogos. : 192 (26,41%)
Ainda não, mas pretendo comprar. : 193 (26,55%)
Não tenho e não me faz falta. Só uso celular para fazer ligações e enviar SMS. : 342 (47,04%)


Foram 727 votos ao total. Com uma grande vantagem, a opção “Não tenho e não me faz falta. Só uso celular para fazer ligações e enviar SMS” ficou em primeiro lugar em nossa enquete, com 47% dos votos. Surpreendentemente, percebe-se que embora a tecnologia e os recursos oferecidos por este tipo de aparelho sejam bastante atraentes, eles não fazem a cabeça de muita gente, que acha que um celular deve apenas conter as funcionalidades básicas de efetuar e receber ligações e mensagens. Este resultado pode ser explicado pelo fato de esses telefones ainda terem preços mais elevados e não serem acessíveis à grande parte da população. Além disso, a violência urbana e o medo de ser assaltado leva muitas pessoas a não se arriscar a andar com um celular tão caro pelas ruas. E há também aqueles que não curtem jogos e não tem tempo para utilizar tantos recursos oferecidos, achando desnecessário comprar um smartphone. Em segundo lugar, com uma ínfima diferença de 0,14% dos votos em relação a terceira mais votada, ficou a alternativa “Ainda não, mas pretendo comprar”, que mostra a vontade de muita gente em adquirir a novidade. Em último lugar, com 26,14% dos votos, a opção “Sim. Adoro as mil funcionalidades, principalmente internet e jogos” mostrou que essa nova tecnologia que promete se aprimorar a cada dia já conquistou seus fãs, que já se adaptaram à praticidade de ter “em mãos” um aparelho tão multifuncional. Somando as opções que representam os votantes que já possuem um smartphone com aqueles que pretendem comprá-lo, são 53% dos votos. Ou seja: metade dos votantes já se encantaram com as mil e uma funções oferecidas por esses dispositivos que estão conquistando cada vez mais usuários.

E você, quer comprar um smarphone? Pesquise os melhores preços no Pesquise Preços do TeleListas.net! Lá você encontra o que você precisa por um valor que cabe no seu bolso. =)

E se você já tem o seu, não deixe de baixar gratuitamente o nosso aplicativo, o TeleListas Mobile.


Em nossa próxima enquete queremos saber: “A Rio +20 discutirá o desenvolvimento sustentável no nosso planeta. O que você acha disso?”

Corre pro TeleListas.net e conta pra gente a sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário