quinta-feira, 21 de junho de 2012

75% dos internautas não acreditam que a Rio+20 trará resultados efetivos para o meio ambiente


Imagem de Divulgação

A Rio + 20, conferência das nações unidas sobre desenvolvimento sustentável, está acontecendo desde o dia 13 junho na cidade do Rio de Janeiro. A conferência discute dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e ainda a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável – temas aprovados pela Assembléia Geral da ONU.

O evento está acontecendo em diversos pontos da cidade, alguns abertos ao público e outros não. O Riocentro, na Barra da Tijuca, é o espaço dos debates oficiais. O Parque dos Atletas, Píer Mauá, Galpão da Cidadania, Museu de Arte Moderna, o Forte de Copacabana e o Parque do Flamengo são alguns dos locais com eventos abertos ao público. A programação completa você encontra no site oficial da Rio + 20.

A conferência conta com representantes dos 193 Estados-membros da ONU e com milhares de participantes dos mais variados setores da sociedade civil. O objetivo do encontro é renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, avaliando o progresso e a implementação das medidas discutidas na ECO-92 e propondo novas soluções a serem adotadas pelas cúpulas sobre temas novos e antigos relacionados ao meio ambiente. Os países estão discutindo ações a serem tomadas em áreas como gestão das emissões de gases causadores do efeito estufa, energia, transporte, lixo, recursos hídricos, resíduos sólidos etc.

Entretanto, não é todo mundo que acredita no poder que essa grande conferência mundial tem de trazer soluções para um planeta mais sustentável. Para muitos, de nada adianta promover um evento desse porte, convocando chefes de Estado e autoridades do mundo todo, enquanto não se pensar que o desenvolvimento econômico deve ter um limite e que o planeta sofre as consequências de tanta exploração e degradação.

Para saber um pouco mais sobre a opinião dos internautas sobre a Rio + 20, perguntamos em nossa última enquete:

A Rio +20 discutirá o desenvolvimento sustentável no nosso planeta. Na sua opinião:
A conferência é de extrema importância, e acredito que os países vão encontrar soluções para diminuir o impacto ambiental. : 114 (24,26%)
De nada adianta uma reunião gigantesca, enquanto a intenção de cada nação for produzir e lucrar, independente dos métodos. : 356 (75,74%)


Foram 470 votos ao total. Com uma grande vantagem de votos, a opção “De nada adianta uma reunião gigantesca, enquanto a intenção de cada nação for produzir e lucrar, independente dos métodos” ficou em primeiro lugar, com 75% dos votos. Esse resultado mostra a falta de credibilidade da população em relação à conferência da ONU. Vinte anos depois da ECO-92, também realizada no Rio, a situação global em relação às questões ambientais só piorou. O impacto causado pelos países não foi solucionado e sequer amenizado. Por isso, muita gente teme e acredita que o Rio+20 também não provocará mudanças efetivas em relação ao desenvolvimento sustentável.

Em segundo lugar, com 24% dos votos, ficou a opção “A conferência é de extrema importância, e acredito que os países vão encontrar soluções para diminuir o impacto ambiental”. Os votantes dessa alternativa acreditam na possibilidade de se criarem soluções reais para diminuir os impactos ambientais que o ser humano e suas tecnologias vêm causando ao planeta. Assim, a Rio+20 tem uma importância fundamental na discussão dessas medidas.

O resultado mostra que a grande maioria da população acha que a Rio+20, apesar de sua magnitude, não apresentará medidas efetivas que possibilitem a recuperação do planeta Terra e as diretrizes de um desenvolvimento sustentável pleno, já que as grandes potências econômicas mundiais (maiores poluidores) preocupam-se, antes de tudo, em lucrar e desenvolver suas economias. Assim, o planeta acaba ficando em último plano e sofrendo as consequências de uma degradação desmedida.

Na tarde da última terça-feira, 19 de junho, foi finalmente elaborado o documento final com as metas a serem cumpridas pelas diferentes nações. Esse documento começou a ser analisado ontem pelos chefes de Estado. E, assim como a maioria dos que responderam a enquete, os especialistas dizem que o documento foi pouco ambicioso nas soluções apresentadas.

Mas como o evento só termina no sábado, dia 23, ainda há tempo para a melhoria dessas propostas. O futuro do planeta depende disso.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “Você costuma fazer apostas?”


Entre no TeleListas.net e dê a sua opinião! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário