sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fim de semana de São João: Se jogue nas festas juninas!



Esse fim de semana é dia de se jogar nas festas juninas!

Isso porque no domingo, dia 24 de junho, é comemorado o Dia de São João, o santo festeiro que se tornou um grande símbolo das festas juninas. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. A grande festa de Campina Grande, no estado da Paraíba, atrai milhares de turistas. A comemoração também é realizada em alguns países católicos, ortodoxos e protestantes da Europa. Hoje, a tradição de se realizar festas juninas (que se estendem também pelo mês de julho e agosto) se espalhou pelo Brasil inteiro, de Norte a Sul. É uma época de muita alegria, descontração e animação. Todo o mês de junho, por conta dos dias de Santo Antônio, São Pedro e São João, é marcado por uma grande quantidade de festas caipiras (que oficialmente começam dia 13 de Junho e se estendem até o dia 29 do mesmo mês). Esta festividade demonstra devoção e homenagem aos santos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.

Esse tipo de festa, chamada de Arraial (ou Arraiá), possui diversas características peculiares que a tornam muito original e tipicamente nordestina. Alguns pratos típicos fazem muito sucesso: caldos quentes, churrasquinhos, salsichão, milho verde cozido, pamonha, bolos, pé de moleque, paçoca, cocada, curau, canjica, doce de abóbora etc. Bebidas como quentão, vinho quente e caldo de cana são fundamentais nas festas mais tradicionais. Algumas brincadeiras, como a quadrilha, o casamento na roça, o pau de sebo e os bingos, fazem parte da animação da festa, que é embalada ao som de muito forró. O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, não pode deixar de tocar. Sua música mais famosa, Asa Branca, é uma das mais escolhidas na hora de dançar a quadrilha. Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a viola, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha. Além disso, uma grande fogueira à lenha e bandeirinhas de papel coloridas penduradas são dois grandes símbolos das festas juninas que não podem ficar de fora. 


Neste final de semana haverá dezenas de festas em comemoração ao Dia de São João por todos os estados do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, haverá o Arraiá da Barra, o Arraiá do Mexe-Mexe e o Arraiá do Samba no Sítio. Para mais informações sobre essas e outras festas, acesse o site Circuito São João.  

Além disso, paróquias, escolas e clubes costumam organizar suas próprias festas. Escolha uma delas, não se esqueça de colocar sua roupa caipira para entrar no clima e se jogue no forró! Para curtir da melhor forma possível, toma alguns cuidados: evite andar com muito dinheiro; leve apenas os documentos estritamente necessários (como identidade e CPF); leve o mínimo de cartões de crédito e débito que puder; coloque o celular em um bolso fundo e evite ficar usando-o a todo momento em lugares cheios; se for levar uma criança, identifique-a com uma pulseirinha com nome e telefone, no caso dela se perder; mantenha a bolsa sempre para a frente e procure não andar com acessórios de valor, como relógios e jóias.

Tome esses cuidados e curta bastante esse final de semana tipicamente junino!

Feliz São João! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário