terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia



Hoje, dia 5 de junho,é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

A data foi criada em 1972 na Conferência das Nações Unidas, um encontro que procura debater questões ambientais e outros assuntos importantes sobre o futuro do planeta. A conferência, que reuniu 250 ONG’s de 113 países diferentes, tinha como pauta principal uma discussão sobre a degradação ambiental provocada pelo homem nos últimos séculos, que está causando grande desequilíbrio em diversos ecossistemas. O intuito do encontro era esclarecer para o mundo a importância de se preservar a diversidade biológica do planeta, traçando metas para diminuir o impacto ambiental já causado pelas atitudes humanas. Poluição da água, do mar e do solo, desmatamento, utilização desmedida da água e da biodiversidade do planeta, destruição da camada de ozônio, extinção de animais e plantas etc são apenas alguns dos impactos sofridos pela natureza que já apresentam sinais de esgotamento.

Desde 1974, o Brasil começou um trabalho de preservação através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, que visa esclarecer à população as questões ligadas à utilização da natureza pelo ser humano. Várias atitudes do dia a dia agridem o meio ambiente, como: jogar lixo no chão, não ter o hábito de separar o lixo (coleta seletiva) e reciclar materiais, utilizar e descartar diariamente sacolas plásticas e garrafas pet, usar uma grande quantidade de papeis sem necessidade, deixar a torneira aberta por muito tempo e até mesmo andar de carro - pois o monóxido de carbono liberado pelos veículos colabora para o aumento da temperatura do planeta. Experimente ir trabalhar à pé ou de bicicleta, caso seu trabalho não seja muito longe da sua casa.

Algumas políticas podem ser adotadas para ajudarmos a natureza a se recuperar. O primeiro passo é a conscientização da população, que precisa começar a ter o hábito de utilizar menos produtos descartáveis, não desperdiçar água, separar o lixo para ser reciclado, não jogar lixo no chão ou nos rios, não comprar animais selvagens, não derrubar árvores ou qualquer tipo de planta, não pescar na época de desova dos peixes etc. Além disso, ir trabalhar sem o carro e utilizar menos energia elétrica em casa são outras duas medidas muito importantes, já que os gases liberados pelos veículos movidos a combustíveis fósseis e os meios mais comuns de produção de energia (hidrelétrica, termelétrica e nuclear) são grandes inimigos da natureza. Ou seja, quanto menos energia o mundo utilizar, menos será necessário produzi-la.

Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, que começou ontem, as principais capitais do país prepararam uma programação especial. Fique de olho no site da Prefeitura de sua cidade e não perca os eventos relacionados à ecologia que acontecerão de hoje até sexta-feira, dia 8.

É preciso pensar e agir diferente. Como diz um antigo pensamento indígena: "Apenas quando a última árvore for derrubada, quando o último peixe for morto e quando o último rio secar, o homem irá descobrir que dinheiro não se come".

Colabore, pois o planeta em que você vive hoje é uma herança para seus filhos, netos e bisnetos amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário