sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa



Foto: Pastoral da Pessoa Idosa

Hoje, dia 15 de junho, é Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi estabelecida em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o INPEA (The International Network for the Prevention of Elder Abuse).

Todos os anos, a data é marcada por eventos no mundo todo e tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade no combate à violência contra idosos. Como afirma o Estatuto do Idoso no art. 4º, “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. Assim, é preciso defender os diretos dessas pessoas que já viveram grande parte de sua vida trabalhando e dar a elas o mínimo de dignidade e conforto, sem tratá-las de forma preconceituosa e infantilizada. Muitos deles sofrem maus-tratos, agressões, preconceitos e acabam por passar seus últimos anos de vida à margem da sociedade. É preciso conscientizar as pessoas de que um idoso deve manter uma rotina de vida normal, fazer exercícios físicos, alimentar-se bem, treinar a memória e realizar atividades prazerosas.

O número de idosos vem aumentando vertiginosamente no Brasil e no mundo. Em alguns países mais desenvolvidos, a expectativa de vida não para de crescer. Ou seja: em algumas décadas o mundo terá uma grande população de pessoas acima de 60 anos. Estima-se que, em 2020, elas corresponderão a 14,2% dos brasileiros. Para conviver com essa nova realidade, é preciso que os governos se preparem para isso. A aposentadoria, por exemplo, é uma questão muito importante a ser discutida. Além disso, pensar na qualidade de vida dessas pessoas é indispensável. Viver alguns anos a mais deve significar viver bem, com saúde e dignidade. Por isso, é necessário acabar de vez com a violência e a exclusão social dos idosos.

Para ter uma velhice saudável e tranquila, o ideal é que se comece a cuidar da saúde desde cedo. De qualquer forma, é muito positivo para a saúde de pessoas idosas a prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e atividades que estimulem o cérebro. Para isso, uma boa alternativa é frequentar academias (praticar exercícios ergométricos), ir a clubes de natação, interagir com outros idosos (que tal um baile da terceira-idade?), viajar, realizar atividades que estimulem o raciocínio e a memória (leia um livro ou compre num jornaleiro aqueles revistinhas de caça-palavras, sudoku etc), frequentar uma escola de dança, fazer yoga e aprender coisas novas. Não deixe a idade e o comodismo transformarem você num velhinho(a) preguiçoso(a). Além disso, é fundamental ir ao médico regularmente. Na terceira-idade, muitas doenças podem surgir, como osteoporose, diabetes e hipertensão. Para se prevenir, faça exames periódicos e consulte sempre seu geriatra, ortopedista, cardiologista e nutricionista. Este último é essencial para preparar uma dieta saudável e livre das substâncias que fazem mal após uma certa idade ou quando a pessoa possui alguma doença.

Vamos lutar juntos para que os idosos vivam mais dignamente e não sofram maus-tratos, violência e preconceito. É direito de todo e qualquer cidadão, de qualquer idade, ser tratado de forma decente e respeitosa.

Participe dessa corrente de bem! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário