sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hoje é dia de rock, bebê!



“I wanna rock and roll all night and party everyday.” ♪

Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. A data foi instituída em 13 de julho de 1958. Nesta ocasião, Bob Geldof organizou um evento de rock chamado “Live Aid” para abrir os olhos da população sofre a situação da África. Transmitidos pela BBC, dois shows aconteceram simultaneamente em Londres e na Filadélfia. Grandes nomes do rock estiveram presentes, como Queen, Mick Jagger, Scorpions, U2, Paul McCartney e Black Sabbath, entre outros. Desde então, a data passou a ser considerada o Dia Mundial do Rock. Em 2005, 20 anos após o primeiro evento, Geldof promoveu o “Live 8”, uma outra versão do show de rock, que contou inclusive com a ilustre presença do clássico grupo de rock Pink Floyd, que tocou junto após muitos anos de separação.

A expressão “rock and roll” (“agitar e rolar”) nasceu no início do século XX inventada pelos negros americanos. Mas o sentido da expressão nada tinha a ver com o que conhecemos hoje: ela tinha uma conotação sexual. Já na década de 1950, a música de Bill Halley e Elvis Presley passou a ser conhecida como um novo gênero, chamado rock’n’roll. Esse batismo costuma ser atribuído ao americano Alan Freed, cujo programa de rádio foi um dos principais responsáveis pela popularização do novo estilo musical que contagiou a juventude da época. Na década de 60, com a chegada do furacão “Beatles”, o rock’n’roll passou a ser chamado apenas de “rock”, e a expressão original passou a designar somente as bandas dos anos 50.



Capa do clássico CD "Forty Licks" dos Rolling Stones


De lá pra cá, o rock se dividiu em muitos subgêneros: heavy metal, hard rock, rock alternativo, rock progressivo, rock psicodélico, punk rock, grounge rock, pop-rock etc. A banda mais antiga do gênero, os Rolling Stones, completam este ano 41 anos de estrada. E o disco/CD de rock mais vendido em todos os tempos é o “The Wall”, da banda Pink Floyd, com mais de 40 milhões de cópias vendidas. O eterno “rei do rock”, Elvis Presley, é o cantor com o maior número de fã-clubes no mundo! E não se pode esquecer de nomes como Led Zeppelin, Bob Dylan, The Who, Nirvana, Guns’n’Roses, Scorpions, Iron Maiden, Aerosmith, Metallica, Foo Fighters, Ramones, Kiss, Red Hot Chilli Peppers, Limp Bizkit e Slipknot. Cada um em seu tempo, todos marcaram gerações e produziram grandes canções que se tornaram clássicos inesquecíveis para os amantes da guitarra.

Agora vamos falar do rock brasileiro, que também conta com inúmeros representantes de respeito. Legião Urbana, Raul Seixas, Sepultura, Ultraje a Rigor, Ira, Engenheiros do Havaí, Lobão, Titãs, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Barão Vermelho, Cazuza e Cássia Eller são alguns dos maiores exemplos. A maioria deles surgiu na década de 80, quando bandas nacionais do gênero começaram a surgir no Brasil e fazer muito sucesso. Hoje, novas bandas com um outro estilo de rock surgiram no mercado, como NX Zero, CMP 22, Charlie Brown Jr, Pitty, Los Hermanos, Panic at the Disco, The Strokes e Coldpay.

E assim o rock’n’roll se renova a cada dia, sem deixar de ter o público fiel às bandas mais antigas, grandes clássicos do rock que surgiram entre as décadas de 50 e 70. Há rock para todos os gostos. Se empolgou e quer aprender a tocar suas músicas preferidas na guitarra? Procure uma boa escola de música e arrebente nos solos! ;)

E você, já sabe como vai comemorar a data de hoje? Que tal um show de rock ou uma balada do gênero? Ou mesmo chamar os amigos roqueiros para tocar aquele som na guitarra na garagem de casa. O que importa é aproveitar o dia e curtir o som que você gosta, seja ele daqueles mais heavy metal ou mais pop-rock.


Rock you, baby! ♪

Nenhum comentário:

Postar um comentário