terça-feira, 10 de julho de 2012

Dia da Pizza!


Hoje, dia 10 de Julho, é comemorado no Brasil o Dia da Pizza.

A data é celebrada desde 1985, instituída pelo então Secretário de Turismo, Caio Luís de Carvalho. A pizza que conhecemos hoje surgiu no século XVI, quando o tomate (oriundo da América) foi introduzidos na culinária européia. Embora os egípcios, gregos e hebreus já tivessem a experiência de produzir uma massa assada à base de farinha de trigo e água (chamada “Pão de Abrahão”), a tão adorada pizza que fascina milhões de pessoas no mundo todo hoje foi inventada na região de Nápoles, na Itália. Os napolitanos foram os primeiros a colocar recheios como queijos, tomate e manjericão nos discos de massa.

Na Itália, até hoje a pizza é considerada um símbolo do país. Quem experimenta, diz que não se faz pizzas como as de lá em nenhum outro lugar do mundo. Mesmo assim, cidades como São Paulo e Nova York são verdadeiros centros que oferecem centenas de opções para os amantes da boa pizza. Reconhecida mundialmente por sua variedade gastronômica, São Paulo possui mais de 6 mil estabelecimentos especializados na iguaria, onde são consumidas cerca de 1 milhão de pizzas por dia! Um número enorme de restaurantes serve a massa com os mais variados e exóticos tipos de recheio. Aqui mesmo no Brasil, eles variam muito conforme a região do país, adaptando-se aos temperos e peculiaridades da culinária de cada estado brasileiro.

Em fatias, a metro, à francesa, quadrada, cones, discos... Hoje, além da extensa variedade de sabores, não se para de inventar novos formatos para as clássicas pizzas. As versões mais modernas, em cone e quadradas, são perfeitas para quem não tem tempo de sentar em um restaurante e pedir uma pizza, mas que não abrem mão de saborear essa delícia. Além disso, novos sabores surgiram nos últimos anos no Brasil: pizza de picanha, de estrogonofe, de cachorro-quente, de ricota, de legumes... isso sem falar das irresistíveis pizzas doces de banana, chocolate, Romeu e Julieta, coco, doce de leite... uhmmm, só de falar dá água na boca, não é?


Então, que tal aproveitar a data (ou a desculpa, no caso de você estar de dieta) e chamar os amigos para comer uma pizza depois do trabalho? Faça um happy-hour diferente para acompanhar o clássico choppinho. À la carte ou rodízio, o que importa é usar o dia de hoje para ir a uma pizzaria e curtir a noite saboreando sua pizza favorita. Encontre a mais próxima no seu celular!

E fique ligado: hoje vários restaurantes fazem promoções em homenagem à data. Mas se você é do tipo mais caseiro e prefere curtir em casa, experimente fazer a receita abaixo e chame os amigos ou a família para a bagunça!

Massa de Pizza

Ingredientes

1 Kg de farinha de trigo
30 g de fermento biológico
3 xícaras de água morna
3/4 xícara de óleo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de pinga (para deixar a massa sequinha)

Modo de Fazer

Dissolva o fermento, o sal e o açúcar em um pouco de água morna. Junte um pouco de farinha e o óleo. Misture tudo e acrescente o restante da farinha alternado com a água até desgrudar das mãos. Deixe crescer por 30 minutos. Abra os discos e pincele o molho. Fure a massa com um garfo e leve ao forno por 15 minutos. Pode ser congelada em seguida ou recheada e levada de novo ao forno para assar completamente. Dicas de recheios: além de uma boa muçarela, uma boa pedida é usar calabresa, presunto, cebola, tomate e pimentão. Para os mais lights, ricota e peito de peru são boas opções!

Fonte: Tudo Gostoso UOL


Escolha seu jeito de comemorar e feliz Dia da Pizza! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário