quarta-feira, 11 de julho de 2012

69% dos internautas acham que as redes sociais aumentam a produtividade dos funcionários


 As redes sociais são uma febre e cada dia mais conquistam novos usuários. Twitter, Facebook, Google +, Instagram e Orkut são apenas alguns exemplos. O problema é quando o acesso a esses sites se torna um vício e atrapalha atividades cotidianas dos indivíduos, como sair com os amigos e trabalhar. No ambiente corporativo, por exemplo, é fundamental que se tenha bom senso ao usar essas ferramentas. Passar horas do dia navegando no Facebook, postando no Twitter ou assistindo vídeos no YouTube pode render advertências e até demissões.

É necessário separar o pessoal do profissional, sabendo que o local de trabalho não é lugar de conversar com os amigos pelo MSN ou ver vídeos e fotos de conteúdo constrangedor. Além disso, tudo que você posta nas redes sociais pode estar sendo observado pelo seu superior ou um colega de trabalho. Então, é bom saber o que você vai escrever lá para não ficar queimando seu filme. O uso exagerado desses sites durante o expediente se encaixa no chamado “mau uso da internet no trabalho”.

Muitas empresas bloqueiam o acesso a esses sites de relacionamento. A permissão de acesso ou não durante o horário de trabalho divide opiniões e, muitas vezes, varia de acordo com o tipo de ocupação. Entretanto, hoje através de smartphones é possível acessar as redes sociais e qualquer tipo de conteúdo na internet, o que torna o problema mais difícil de se controlar. As opiniões se dividem: enquanto alguns acham que o acesso a esses sites aumenta a produtividade do funcionário, outros acreditam que o efeito é exatamente o contrário. Para saber um pouco mais sobre a opinião dos internautas a respeito desse assunto polêmico, perguntamos em nossa última enquete:




Você concorda com o acesso livre a redes sociais no trabalho?

Sim. Se usada com moderação, deixam o colaborador até mais produtivo. : 618 (69,59%)
Não. A produtividade do colaborador diminui com a distração. : 270 (30,41%)


Foram 888 votos ao total. Com 69% dos votos, a opção “Sim. Se usada com moderação, deixam o colaborador até mais produtivo” ficou em primeiríssimo lugar em nossa enquete. Isso revela que a maioria dos trabalhadores acredita que ter um tempinho para acessar as redes sociais relaxa e aumenta a produtividade dos funcionários. Segundo uma pesquisa da Palo Alto Networks, o uso das redes sociais no ambiente corporativo aumentou 300% em 2011. Ao que parece, muitas empresas concordam com esse argumento e estão liberando o acesso aos sites de relacionamento. Já em segundo lugar, com 30% dos votos, ficou a alternativa “Não. A produtividade do colaborador diminui com a distração”, que reflete a opinião daqueles que acham que o acesso livre a esses sites causa uma maior distração dos funcionários. O tempo em que se está navegando significaria menos tempo de trabalho ativo e, consequentemente, diminuição da produtividade.

Em nossa próxima enquete queremos saber: Você costuma participar de promoções?
Entre no TeleListas.net e dê a sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário