Há pouco mais de 2 anos, os sites de compra coletiva estouraram no Brasil. Eles já existem há algum tempo no mundo todo, mas o hábito do brasileiro de efetuar compras através desses sites só se intensificou a partir de 2010, quando eles se popularizaram e se multiplicaram. Na época do boom, surgiram centenas de novos sites oferecendo descontos e promoções tentadoras. Hoje, apenas alguns sobreviveram. Muitos foram comprados por empresas maiores e outros simplesmente saíram do ar.
Esses sites funcionam da seguinte maneira: uma empresa oferece um super desconto em um produto ou serviço. Pode ser um pacote de viagem, uma sessão de tratamento estético, um tênis, um restaurante, um ingresso para uma peça de teatro etc. Algumas ofertas chegam a ter até 90% de desconto sobre o valor original do produto ou serviço. Isso acontece porque, vendendo em uma grande quantidade, a empresa que realiza a promoção lucra na quantidade e conquista novos clientes. Assim, trata-se de uma vantagem tanto para a empresa quanto para o consumidor.
Entretanto, quem compra nesses sites constantemente pode ter alguns problemas. Os mais comuns são: não conseguir converter o cupom promocional em serviços, não conseguir o reembolso do valor da compra, ter problemas com o número do cupom e entregas em domicílio, enfrentar filas gigantescas na hora de utilizar o voucher, ser mal atendido nos estabelecimentos ou ter um serviço diferenciado e inferior, ter problemas para agendar viagens (voos e hospedagem) etc. Além disso, as regras de conversão do cupom podem ser complexas e ambíguas, o desconto pode não ser tão grande quanto o anunciado, algumas promoções incluem outros custos adicionais (como frete) que surpreendem o comprador após a validação do cupom e ter que escolher datas e horários específicos para utilizar a promoção são outros exemplos bastante comuns. Assim, às vezes, o barato pode sair caro.
Por conta disso e de outros fatores, há algum tempo esses sites de compra coletiva vem perdendo sua popularidade e caindo no esquecimento do consumidor. Entretanto, ainda existem alguns compradores assíduos que não perdem a oportunidade de comprar algo por um preço bem mais em conta. Para saber um pouco mais sobre isso, perguntamos em nossa última enquete:
Você ainda usa sites de compra coletiva?
Sim. Entro diariamente e aproveito as ofertas. : 364
(35,58%)
Foram 1023 ao total. Com quase 64% dos votos, a opção “Não. Dificilmente há novidades. Só tratamentos estéticos, restaurantes e viagens” ficou em primeiro lugar em nossa enquete, o que comprova a saturação desses sites. Muita gente aderiu à prática quando ela estava na moda há alguns anos atrás, mas hoje nem se lembra mais de entrar para conferir as promoções do dia. Além disso, os problemas relacionados a esses sites, como os que já falamos acima, são fatores que contribuíram muito para que eles caíssem no desuso da população. Já em segundo lugar ficou a alternativa “Sim. Entro diariamente e aproveito as ofertas”, com 35% dos votos. Isso mostra que embora não seja mais uma febre, esses sites ainda possuem alguns usuários assíduos.
E pra você que não perde um bom desconto: já conferiu nosso site de promoções TeleListas Ophertas? Ele é diferente dos sites de compra coletiva, pois não há número mínimo de compradores para ativar as ofertas - todas elas já estão disponíveis nos estabelecimentos. Além disso, o Ophertas oferece vantagens em uma variedade maior de segmentos, como alimentação, vestuário, higiene e saúde, imóveis, cuidados com animais de estimação, assinaturas de revistas, planos de saúde, eletrônicos e muito mais. Também não é preciso imprimir nenhum cupom: basta se dirigir à loja que está anunciando o desconto. Assim, o TeleListas Ophertas é um site de divulgação de promoções amplo e democrático. Não deixe de conferir! Atenção: as ofertas anunciadas estão disponíveis nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belo Horizonte.
Em nossa próxima enquete queremos saber: “Quais suas expectativas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012?”
Corre lá no TeleListas.net e conta pra gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário