segunda-feira, 23 de julho de 2012

Um ano sem Amy Winehouse



No dia 23 de julho de 2011, há exatamente 1 ano atrás, a célebre cantora Amy Winehouse morreu em sua casa em Camden Town, ao norte de Londres. Exames comprovaram que a causa da morte foi ingestão excessiva (overdose) de bebidas alcoólicas, e não consumo de drogas ilícitas, como muito se foi especulado na época. Durante seus 27 de vida, Amy teve por diversas vezes sérios problemas com álcool e drogas. Sua música mais famosa, “Rehab” (que em Português significa “reabilitação”) traduz bem a dificuldade da jovem em vencer esses problemas. Trechos como “Tentaram me mandar pra reabilitação e eu disse não, não, não” e “Não posso ficar 70 dias internada porque não há nada, não há nada que possam me ensinar lá” são alguns exemplos.

A difícil trajetória da cantora como dependente química não combinava com seu inegável talento e sua carreira promissora. Mundialmente reconhecida como um dos maiores nomes da música dos últimos tempos, Amy chegou a ser comparada a grandes ícones musicais, como Michael Jackson e Janis Joplin. Falando nisso, a lista de cantores que morreram na mesma idade de Amy - aos 27 anos - é extensa: Kurt Cobain, Jim Morrison, Jimi Hendrix e a própria Janis Joplin. Muitos deles faleceram de overdose.

Aparições públicas bizarras, escândalos de agressão, uma vida amorosa conturbada e apresentações em shows altamente embriagada: este é o lado triste da vida e carreira de Amy. A menina que começou a escrever suas próprias músicas no início da adolescência só teve sua carreira reconhecida em 2003, com seu álbum de estreia “Frank”. Com uma grande influência do jazz, suas canções e sua bela voz começaram a impressionar o mundo. Mas só em 2006, Amy iria estourar nas paradas musicais com o CD “Back to Black”, que se tornou o álbum mais vendido de 2007, com 1,85 milhões de cópias. O sucesso renderia à cantora 6 prêmios no Grammy Awards de 2008, entrando no ano seguinte para o Livro dos Recordes como a mulher britânica que ganhou mais Prêmios Grammy de uma só vez.

Em 2007 começaram os problemas. Após uma sucessão de apresentações fracassadas, onde a britânica não conseguia cantar suas músicas, tropeçava no palco e xingava a plateia, seus empresários não tiveram escolha: a tão esperada turnê precisou ser interrompida. O estranho casamento com Blake Fielder-Civil foi outra polêmica em sua vida: o casal vivia sob efeito de drogas pesadas, se agredia fisicamente e preocupava familiares e a mídia com o risco de cometer duplo suicídio.

Com seu visual único, Amy gostava de usar apliques, roupas justas e olhos bem marcados por lápis, com um look típico dos anos 60. Suas canções eram marcadas por traços de melancolia e revolta, e sua voz era de uma beleza inegável. Alguns nomes da música herdaram o estilo da jovem britânica, como a cantora Adele. Há 1 ano a voz de Amy Winehouse se calou, mas milhares de fãs no mundo inteiro continuam a admirar seu trabalho. Seus últimos CDs, “Back to Black” e "Lioness: Hidden Treasures", ficaram entre os 30 mais vendidos do mundo no último ano, com cerca de 2 milhões de cópias vendidas. 

Uma boa notícia para os fãs: o pai da cantora, Mitch Winehouse, afirmou que ainda há muitas músicas inéditas no baú de Amy, e que elas serão lançadas em breve em um álbum póstumo da talentosa jovem britânica.

Vamos aguardar! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário