quarta-feira, 4 de julho de 2012

91% das pessoas apoiam a proibição dos balões, segundo enquete.

 
No mês de junho, é muito comum vermos balões no céu. Isso acontece devido à tradição das festas juninas, que os têm como um de seus símbolos, marcando  o início das comemorações. Por conta disso, o número de balões soltos e de acidentes provocados por eles é duas vezes maior.

Esse velho conhecido das festas juninas pode parecer inofensivo, mas esconde um perigo enorme: ao cair aceso, pode causar incêndios em matas e até mesmo nas áreas urbanas. Além disso, se cair na rede elétrica, pode causar curto circuito e interrupção no fornecimento de energia. De acordo com o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, milhares de pessoas podem ficar sem luz por causa de um único balão. Ou seja, soltar balões por mais inofensivo que pareça, pode causar um grande estrago ao meio ambiente, além de colocar em risco a vida das pessoas.

Por isso, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais Nº 9.065, criada em fevereiro de 1998, fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime. A prática é considerada ilegal e o baloeiro pode pegar até 3 anos de prisão. Infelizmente, mesmo após a medida, ainda há muito comércio clandestino, o que oferece um constante risco à natureza e a integridade da população.

Para saber a opinião dos internautas a respeito disso, perguntamos em nossa última enquete:



Embora seja uma prática comum nas festas juninas, soltar balão é considerado crime ambiental. O que você pensa a respeito disso?

Os balões fazem parte da tradição da festa junina e não devem ser proibidos. : 82 (8,84%)

Devem ser proibidos pois são perigosos, já que causam incêndios e outros danos ao meio ambiente e à vida das pessoas. : 846 (91,16%)


Foram 928 votos. Com a maioria esmagadora dos votos - 91% - a opção “Devem ser proibidos pois são perigosos, já que causam incêndios e outros danos ao meio ambiente e à vida das pessoas” ficou em primeiríssimo lugar na nossa enquete, o que mostra que as pessoas já estão se conscientizando sobre o perigo dessa prática. Isso é um ótimo sinal, pois as denúncias auxiliam muito na descoberta e na prisão dos baloeiros.

Em segundo lugar, com pouco mais de 8% dos votos, ficou a opção “Os balões fazem parte da tradição da festa junina e não devem ser proibidos” - que reflete a opinião de uma minoria admiradora da prática. Algumas pessoas ainda não perceberam a grande ameaça que um simples balão pode representar e discordam da lei que proíbe soltá-los. Acreditam que, como já se tornou uma tradição, deve ser mantida.

Mas, como comprovou a nossa enquete, a grande maioria da população já está ciente dos riscos de soltar balão e apoia a lei que proíbe sua produção, venda, transporte e soltura. Isso já é um grande avanço, um passo importante para que se consiga acabar definitivamente com essa prática um dia.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “Você concorda com o acesso livre a redes sociais no trabalho?”.

Acesse o site da TeleListas.net e não deixe de dar a sua opinião sobre esse tema tão polêmico! =)





Nenhum comentário:

Postar um comentário