segunda-feira, 16 de julho de 2012

16 de Julho - Dia do Comércio

 Hoje, dia 16 de julho, é comemorado no Brasil o Dia do Comerciante!

A data foi criada em 1953 por João Café Filho, presidente do Senado na época, em homenagem a José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu. Nascido em 16 de julho de 1756, o político baiano foi uma figura muito importante para a história do nosso país, já que serviu de grande influência para que, em 1808, D.João VI iniciasse o comércio com as nações amigas, dando o pontapé inicial para o desenvolvimento desse setor no Brasil. Por isso, hoje é um dos dias mais importantes para a história econômica do país, graças à relevância do comerciante no desenvolvimento de todos os 5.565 municípios brasileiros.

O comerciante é uma das profissões mais antigas da humanidade. Quem não se lembra de ter aprendido na escola sobre o cobiçado comércio indiano, lá no século XVI? Graças a ele, portugueses e espanhóis se aventuraram em um oceano desconhecido e acabaram descobrindo novas rotas marítimas e o continente americano, fatos que mudaram a história do mundo. No início, quando a moeda ainda não havia sido inventada, esses profissionais utilizavam o sistema de trocas para movimentar o mercado. Trocava-se alimentos, tecidos, objetos etc. Quando as cidades começaram a crescer, a moeda surgiu, e o comércio pôde se desenvolver plenamente.

Hoje, esse setor - conhecido como “Setor Terciário da Economia” - corresponde a quase 55% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). A Federação do Comércio de Bens e de Serviços representa mais de 580 mil empresas geradoras de aproximadamente 1,4 milhão de empregos formais em todo país. É o setor que mais gera oportunidades de emprego para os mais diversos tipos de profissionais. Sem o comércio, não haveria por onde escoar toda produção dos setores primário e secundário da economia (a agropecuária e a indústria, respectivamente). Atualmente, com o processo de globalização, milhões de bens produzidos no mundo inteiro são vendidos e comprados diariamente, fazendo as mercadorias circularem numa velocidade incrível. O Brasil, por exemplo, é o maior exportador do mundo de produtos agrícolas como soja, laranja, café, açúcar e algodão.

A TeleListas.net parabeniza a todos os comerciantes do Brasil, que constituem uma grande parcela dos nossos anunciantes. Parabéns pelo importante papel que vocês exercem na economia do nosso país!

Você tem uma loja e quer ver suas vendas aumentarem muito mais? Anuncie no TeleListas.net. Apenas no mês de junho, o portal teve 98,7 milhões de buscas resultantes de 11,7 milhões de visitas. Seu anúncio vai aparecer também nas versões mobile do TeleListas.net (app para smartphones e site móvel), assim, os clientes podem te encontrar onde quer que estejam. São diversas formas de divulgação. Entre em contato conosco e veja qual delas é a melhor para a sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário