sexta-feira, 16 de março de 2012

Vegetarianismo: o estilo de vida que está ganhando o mundo!


O vegetarianismo está cada dia conquistando mais adeptos no mundo todo. Segundo dados do IBOPE de 2011, só no Brasil17,5 milhões de vegetarianos, o que representa 9% de nossa população. O movimento cresce cerca de 5% a cada ano no país e hoje existem congressos, associações e até ONG´s pró-vegetarianismo!

A britânica Anna Kingsford é considerada a mãe do vegetarianismo no mundo, em 1880. Quem se torna adepto desse estilo de vida o faz por diversas razões diferentes, seja porque não gosta de carnes ou por questões religiosas e morais, pois acreditam que é errado matar um ser vivo para comê-lo. Algumas pessoas também acreditam que consumir essas carnes não é saudável, pois nelas há diversas substâncias que são maléficas à saúde, como os hormônios usados no crescimento do frango. Além disso, há quem acredite que se trata de uma energia morta, já que estamos consumindo cadáveres. Outra parcela defende a idéia de que o abate dos animais é extremamente cruel, e que não devemos consumir essas carnes para tentar combater ou diminuir essa prática. Enfim, cada um se torna vegetariano por uma razão diferente.

Existem hoje várias vertentes dessa filosofia, que podem ser divididas em:

Vegetarianismo estrito: Não há o consumo de carnes vermelhas, brancas, carne suína, ovos, laticínios, mel. Essa dieta exclui todos os produtos de origem animal, incluindo seus derivados. Entretanto, o vegetarianismo estrito não é a mesma coisa de veganismo: normalmente o veganismo também não aceita qualquer tipo de produto (mesmo não-alimentício) proveniente de animais, como lã, seda, couro, etc. O vegano possui uma restrição total a tudo que provenha de animais, não apenas restrições alimentares.

Semivegetarianismo: Exclui-se apenas carnes vermelhas do cardápio.

Ovovegetarianismo: Consome-se apenas ovos e vegetais.

Lactovegetarianismo: Dieta que inclui apenas laticínios e vegetais.

Ovolactovegetarianismo: Há o consumo de ovos, laticínios e vegetais, excluindo apenas carnes de origem animal do cardápio.

Dietas vegetarianas geralmente são ricas em elementos como: carboidratos, fibras, magnésio, potássio, antioxidantes (como vitaminas C e E) e fitoquímicos. Além disso, elas apresentam uma baixa ingestão de gordura saturada e colesterol, que são extremamente prejudiciais à saúde. Por outro lado, dietas vegetarianas costumam ser pobres em alguns nutrientes, como vitamina D e B12, cálcio, iodo, ferro, zinco e ômega 3. Esses nutrientes são essenciais à saúde humana, devendo ser consumidos em outras formas, como em suplementos nutricionais e grãos específicos. Por exemplo, a linhaça é rica em Ômega 3 e nozes são ricas em zinco. Assim, se você se identifica com esse estilo de vida e pretende começar a segui-lo, consulte antes um nutricionista ou um endocrinologista para lhe indicar uma dieta equilibrada composta apenas por vegetais.

Que tal hoje correr para um restaurante vegetariano ou de comidas naturais e saborear um delicioso prato de salada? Além de extremamente saudável, apenas um dia sem comer carne é suficiente para ajudarmos a diminuir um pouco os gases poluentes do mundo! Dê uma olhada no vídeo abaixo e bom apetite! =)

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Sabemos como é difícil encontrar refeições saborosas para vegetarianos e com o preço acessível para todos os bolsos.
    Por isto trabalhamos na www.dietapraticacongelada.com.br
    e proporcionamos variados refeições pra todos os gostos.
    Parabéns pela matéria,para garantir uma boa qualidade de vida devemos começar pela alimentação.
    Grande abraço...

    ResponderExcluir