segunda-feira, 26 de março de 2012

26 de março - Aniversário de Porto Alegre


Foto: Jefferson Bernardes

Hoje, dia 26 de março, é aniversário da cidade de Porto Alegre - a bela capital do Rio Grande do Sul, que possui cerca de 1,5 milhões de habitantes. Conhecida por construções que remetem aos padrões europeus, Porto Alegre possui lugares famosos como a Praça da Matriz, a Praça da Redenção (ou Parque Farroupilha), o Theatro São Pedro (um dos teatros mais bonitos do Brasil), o lago Guaíba, a famosa rua dos Andradas (onde acontece anualmente uma grande feira de livros) e a Casa de Cultura Mário Quintana, entre dezenas de outros. Além do grande centro econômico e comercial, há ainda vários lugares com ares rurais na cidade. Para a Copa do Mundo de 2014, Porto Alegre se prepara com mais de 10 obras em andamento. Deu vontade de conhecer a capital gaúcha? No TeleListas Viagens você encontra os melhores preços de hotéis e passagens para a sua viagem. Confere lá!

A capital com um dos menores índices de analfabetismo do país possui uma população que recebeu grande influência, genética e cultural, de imigrantes vindos da Itália, Alemanha e Países Platinos. Na cidade considerada por muitos a mais arborizada do Brasil, pétalas de ipês, jacarandás e flamboyans compõem verdadeiros tapetes naturais nas ruas e calçadas, deixando a capital ainda mais bonita. Nascida em 26 de março de 1772, Porto Alegre completa hoje 240 anos desde sua fundação, quando ainda se chamava “Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais”.

Recheada de parques e praças ao ar livre, Porto Alegre é mundialmente conhecida por seu famoso chimarrão, uma bebida característica da região feita com água morna e erva mate moída, colocado em uma cuia e degustado através de uma “bomba” - canudo feito geralmente de metal que possui uma pequena peneira na ponta inferior, que serve para coar o mate. A bebida, além de saborosa e exótica, é comprovadamente nutritiva: ela possui dezenas de vitaminas e sais minerais. Além disso, há vários outros benefícios trazidos pelo chimarrão: ele é digestivo, estimulante natural, elimina a fadiga, auxilia na regeneração celular, auxilia o sistema digestivo (pois é rico em fibras), previne a osteoporose e ajuda a regular as funções cardíacas e respiratórias. Ufa! Depois disso tudo, deu vontade de tomar um? Dê uma olhada nessa receita e comemore o dia de hoje com um delicioso chimarrão, tchê! 

A comemoração do aniversário da cidade contará com atrações programadas pela prefeitura. Nesta noite de hoje, às 19h, o cantor Armandinho se apresentará no largo Glênio Peres, no centro da capital. Além disso, haverá de hoje até o dia 6 de abril a exposição “Retratos de Porto Alegre”, com fotos da cidade sob o olhar de profissionais como Cristine Rochol, Evandro Oliveira, Francielle Caetano, Ivo Gonçalves, Ricardo Stricher e Samuel Maciel, entre outros. A exposição acontecerá no Terraço 1 do 2º piso do Mercado Público.


Parabéns, Porto Alegre!
Hoje é dia de comemorar, bah! Aliás, tu estás entre as cidades mais bonitas do Brasil! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário