quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março: símbolo da luta pela igualdade


Imagem: Catálogo da marca Nordstrom

Hoje, dia 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down e Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Uma data importante, que pretende promover o fim desses preconceitos e também fazer uma homenagem a todas as pessoas portadoras da Síndrome de Down no mundo.


A Síndrome de Down, ou Trissomia do 21, é um evento genético universal e natural. Por motivos ainda desconhecidos pela medicina, durante o desenvolvimento das células do embrião são formados 47 cromossomos ao invés dos 46 que se formam normalmente. E esse cromossomo a mais fica localizado no cromossomo 21, o que explica o seu nome científico. As principais características dos portadores são: o fenótipo (olhos puxados, dedos curtos), comprometimento de aprendizado e flacidez muscular. Nas ultimas décadas a ciência vem sabendo lidar melhor com a situação, o que aumentou em muito a expectativa de vida de pessoas com a síndrome - se na década de 1950 não passava dos 15 anos, hoje ela chega a 60 anos. Além disso, com um acompanhamento médico e psicológico correto desde cedo, essas pessoas são capazes de desenvolver muito bem sua capacidade intelectual. Portadores da anomalia são capazes de estudar, trabalhar, morar sozinho, formar uma família e fazer tudo que qualquer pessoa pode fazer. E a forma mais eficaz de acabar de vez com o preconceito é através da informação e do esclarecimento, e também incluindo esses jovens em todos os âmbitos da sociedade (mercado de trabalho, escola etc). O dia 21 de março foi escolhido pela Organização Internacional da Síndrome de Down (Down Syndrome International) em alusão aos três cromossomos presentes no par de número 21, que caracterizam pessoas com essa síndrome. Assim, em 2006, foi estabelecido que o dia 21/3 seria uma homenagem a essas pessoas e um símbolo da luta pela igualdade e respeito aos portadores. Os avanços de lá para cá foram muitos, tanto que o número de crianças portadoras de Down que frequentam escolas regulares junto com outras crianças aumentou muito nos últimos anos. Para mais informações sobre essa síndrome, acesse Down21 Brasil. E também dê uma olhada na campanha “Ser diferente é normal” do Instituto Meta Social. Ela é muito bacana!

Já o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é uma homenagem às centenas de pessoas feridas e mortas por policiais em 21 de março de 1960, em uma manifestação pacífica no bairro Shaperville em Johannesburg, capital da África do Sul, em pleno regime do Apartheid. Este fato ficou conhecido como “O Massacre de Shaperville”. Foi em memória a essa tragédia que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 21 de março como o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. O preconceito contra a cor da pele (aliás, qualquer tipo de preconceito) é absurdo e ignorante, afinal, somos todos iguais. Não é a quantidade de melanina que torna uma pessoa melhor que a outra. Discriminação racial, além de ignorância, é crime. Os negros já sofreram um bocado na história da humanidade e merecem ser tratados com respeito e igualdade por todos nós: brancos, amarelos, pardos, azuis ou laranjas.

Hoje é dia de comemorar a igualdade entre todos! É dia de dizer BASTA a qualquer forma de preconceito. Dia de aceitar que somos todos iguais, já que ser diferente também é normal.

E viva a igualdade e o respeito ao próximo! =)

Fontes: Deficienteciente e UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário